PREVIC – 1º Seminário de Investimentos – 26/09/2019

 

A Previc realizou em 26/09 o 1º Seminário de Investimentos da Previdência Complementar Fechada no intuito de promover a reflexão e discussão de aspectos regulatórios e operacionais com participantes do sistema de previdência complementar.

O evento contou com a presença de representantes das entidades fechadas de previdência complementar – EFPC, do Ministério da Economia, de consultorias, de gestores de recursos, da Ancep, da Anbima, da Abrapp, dentre outros. O primeiro painel tratou da importância de realizar estudos prévios para a implementação de perfis de investimento, considerando vantagens e desvantagens de sua utilização, gerenciamento de riscos de liquidez e aspectos jurídicos. Os palestrantes destacaram ainda a necessidade de estabelecer controles internos adequados, dar transparência à comunicação com participantes e promover a educação financeira e previdenciária.

No segundo painel, foram discutidos aspectos regulatórios da Res. CMN nº 4.661/2018 acerca da restrição de aquisição direta de imóveis e do seu prazo de alienação. Ao mesmo tempo, foram apresentadas as vantagens de utilizar Fundo de Investimento Imobiliário (FII) para diversificação de carteira.

O coordenador-geral de investimentos da Previc avaliou que o seminário foi positivo com ampla interação do público presente nos debates. Devido a sua boa aceitação, a Autarquia promoverá outros eventos para abordar temas relacionados a investimento, buscando sempre a abertura do diálogo e a aproximação com os agentes de mercado, participantes e assistidos.

Por fim, foi lançada a atualização do “Guia Previc de Melhores Práticas de Investimentos da Previc”: PREVIC – MELHORES PRÁTICAS DE INVESTIMENTOS (PDF – 2,1 MB)

O seminário faz parte da iniciativa “fortalecer a aproximação com o governo e a sociedade, incluindo associações e entidades representativas do mercado” do Plano de Ação 2018-2019 da Previc.

Acesse aqui as apresentações do evento

Fonte: PREVIC