CFC lança sistema para prestação de contas da Educação Profissional Continuada

CFC lança sistema para prestação de contas da Educação Profissional Continuada

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Os profissionais da contabilidade que devem cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada (EPC), do Conselho Federal de Contabilidade, poderão enviar o relatório de atividades aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), em 2018, por meio de um sistema específico desenvolvido pelo CFC. Os contadores e técnicos em contabilidade que estão sujeitos à EPC são estabelecidos na Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 12 – e suas revisões.

O envio dos documentos que comprovam o cumprimento da EPC, até 2017, era feito, pessoalmente, nos CRCs. Exceção a essa prática existia apenas em São Paulo, onde o CRCSP já dispunha de um sistema eletrônico próprio para a prestação de contas da Educação Continuada. Esse sistema continuará disponível aos profissionais paulistas. Aos demais profissionais do País que cumprem a EPC, a partir do ano que vem, o sistema desenvolvido pelo CFC vai permitir o envio do relatório de atividades de forma eletrônica.

Apesar de o sistema entrar em operação em 2018, caso seja do interesse dos profissionais, os CRCs ainda receberão os documentos que forem protocolados fisicamente.

O período de prestação de contas da Educação Continuada é de 1º a 31 de janeiro.

Para saber sobre como vai funcionar o sistema, assista ao tutorial neste vídeo. Se preferir, acesse o vídeo pelo Youtube, clicando AQUI.

Para acessar o sistema de prestação de contas da EPC, a partir do dia 1º de janeiro de 2018, clique AQUI.

Para conhecer mais sobre a NBC PG 12, assista à entrevista do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Nelson Zafra. Clique AQUI.

========================