Diretoria Executiva da Libertas tem nova composição

O presidente do Conselho Deliberativo da Libertas, José Geraldo Sant’Ana, deu posse, na segunda-feira, 6 de janeiro, à nova Diretoria Executiva da Fundação. A cerimônia aconteceu em Belo Horizonte, na sede da Libertas.

Lucas Ferraz Nóbrega assume o cargo de diretor-presidente, Cesar Luiz Danieli, o de diretor de Seguridade Social e Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata, o cargo de diretor de Investimentos e Controladoria. Leia abaixo o perfil técnico dos novos dirigentes, que assumem mandato de quatro de anos em substituição à gestão de Edevaldo Fernandes da Silva e Eugenia Bossi Fraga.

José Maria dos Santos, diretor de Administração e eleito pelos participantes em maio de 2019, representante da patrocinadora Copasa, cumpre mandato até 2023.

Na cerimônia de posse, em sua fala de abertura, José Geraldo Sant’Ana agradeceu o trabalho da diretoria anterior, deu boas-vindas aos novos membros e reconheceu a qualidade técnica dos profissionais.

O presidente do Conselho também destacou o trabalho em conjunto que vem sendo realizado na Libertas entre Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, patrocinadoras, instituidores e o próprio corpo funcional em prol de participantes e assistidos dos planos de previdência e beneficiários dos planos de saúde.

O diretor-presidente Lucas Nóbrega falou em nome da nova diretoria sobre a satisfação em assumir a Libertas e os principais objetivos para a Fundação.

– Agradeço muito por assumir a Libertas, essa Fundação enorme, com mais de 3,5 bilhões de patrimônio e 12 planos de previdência. Nosso foco é trazer ainda mais transparência, melhor rentabilidade e mais eficiência à gestão.

Eu costumo dizer, nas palestras que ministro, que temos alguns propósitos como representantes do segmento de previdência privada. Temos que ser sólidos, e solidez a Libertas já tem; queremos aumentar esse alicerce, buscarmos uma rentabilidade cada vez melhor e explorarmos a flexibilidade na linguagem, sermos menos complexos e mais simples para atrair os participantes.

Sabemos que previdência é um assunto árduo e um plano mais atraente e com uma linguagem simples atrai participantes, patrocinadoras e ganha a confiança de todos. Estamos aqui para entregar o melhor para o participante. Muitíssimo obrigado, disse ele em seu primeiro discurso.

O secretário de Estado de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, foi representado na cerimônia por seu assessor Régis Santos, que evidenciou a proximidade da Fundação com o Governo do Estado para melhorar, ainda mais, os planos de benefícios oferecidos pelas empresas.

A cerimônia de posse também contou com a presença do presidente do Conselho Fiscal, Antônio Carlos Damásio de Souza, e demais integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Quem é quem na nova Diretoria Executiva da Libertas:

Lucas Ferraz Nóbrega
Diretor-Presidente

Gestor financeiro, possui MBA Executivo Internacional pela FIA/USP e Vanderbilt University/USA. Ocupou, de 2012 a 2019, o cargo de diretor superintendente da Previbayer, entidade que administra o fundo de pensão da Bayer no Brasil, onde era o Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) e Administrador Responsável por Plano de Benefícios (ARPB). Ingressou na Bayer em 2009 como head de investimentos de Previdência e, antes disso, atuou como responsável por investimentos no fundo de pensão da Ericsson.

 

Membro da Diretoria da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) no mandado 2017-2019, responsável pela área de Estratégias e Criação de Valor. É palestrante regular em eventos nacionais e internacionais sobre temas de previdência, investimentos, educação financeira, estrutura de perfis de investimentos no modelo ciclo de vida, estruturação de plano instituído familiar e sistema previdenciário brasileiro. Certificado pela Anbima como CPA-20 e pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), com ênfase em Investimentos.

 

Cesar Luiz Danieli
Diretor de Seguridade Social  

Atuário formado pela UFRGS, com Mestrado em Máster Internacional em Auditoria Y Gestión Empresarial pela Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC) de Valladolid, Espanha e especialização em Administração Financeira e Mercados de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ocupou o cargo de consultor sênior da Presidência na Funcef, consultor sênior da Mercer e Diretor Técnico da Gama Consultores Associados.

Está certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), com ênfase em Administração, e certificado pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), como atuário auditor e atuário técnico em todos os segmentos: Seguros, Resseguro, Capitalização, Jogos, Sorteios e Previdência Complementar Aberta; Saúde Suplementar e Social; e Previdência Complementar Fechada e Pública.

 

Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata
Diretor de Investimentos e Controladoria

Graduado em Ciências Econômicas, com pós-graduação/especialização em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral e MBA em Previdência Complementar – PUC Minas/Ideas. Possui 35 anos de experiência no segmento de fundos de pensão e ocupou na Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz) os cargos de diretor de Investimentos e Controle (2012 a 2018), gerente de Gestão de Portfólio (2009-2012) e de gerente de Investimentos e Participações (1998-2009). Foi eleito pelo mercado financeiro, por meio da Revista Investidor Institucional, como melhor Gestor de Investimentos de Fundos de Pensão – Troféu Benchmark 2013. Possui certificado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (APIMEC) e Anbima como CPA-20.

 ==============

Fonte:  Fundação Libertas