Gestão Contábil nas EFPC – Uma Estratégia para a Excelência

Gestão Contábil nas EFPC – Uma Estratégia para a Excelência

Programação para início de abril/2014

Expectativa para o seminário em destaque que será promovido pela ANCEP e que abordará os conteúdos  constantes do acervo do  ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social objetivando certificação dos profissionais da diferentes áreas, notadamente, profissionais da área contábil e áreas afins, bem como  gestores  conselheiros e diretores.

O seminário oferece aos participantes uma oportunidade de reciclagem e  qualificação dos seus quadros profissionais. Ao final do seminário será oferecido um questionário à semelhança daquele aplicado pelo ICSS para avaliação do participante abordando  os conteúdos  da certificação.

O seminário, também, abordará a recente legislação, Resolução BACEN nº 4275/2013,  que  alterou a Res. 3792, em seu art. 8º. que trata da certificação.

Segundo o ICSS, embora iniciado há algumas décadas, somente nos três últimos anos a certificação cresceu e  encerrou o ano  de 2013,  com 2.649 profissionais certificados. Portanto a certificação nas EFPC é uma tendência irreversível, como poderemos constatar, também, nos depoimentos a seguir:

Depoimentos importantes – Fonte: Diário da ABRAPP

“A certificação é uma ideia que avança no mercado global de fundos de pensão. Estudo de Juan Yermo, pesquisador da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. De seis países selecionados da OCDE (Austrália, Alemanha, Holanda, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos),  dois – Austrália e Alemanha – já dispõem de um processo formal de licenciamento prévio do exercício profissional. Requisitos de governança nesses dois países,  sendo uma condição para a autorização de funcionamento de um fundo de pensão. Diário da ABRAPP de 07-06-2013.

“Mello, presidente do Conselho Federal de Administração,  diz acreditar que  a certificação alavancará as perspectivas profissionais para o desenvolvimento da carreira, pois ela será um atestado de competência, habilidades e padrões de conduta para o desempenho das funções.” Diário da ABRAPP de 04-12-2013

“A CBS iniciou as certificações em 2010 e até o momento conquistou os seguintes resultados: – 100% dos membros da Diretoria Executiva estão certificados; – 90% dos membros do Comitê Financeiro estão certificados; – 100% dos gestores responsáveis pelas aplicações de recursos estão certificados;  – 50% + 1  dos membros do Conselho Deliberativo estão certificados e há ainda dois processos de certificação por experiência em análise;  – 70% dos membros do Conselho Fiscal estão certificados. Diário da ABRAPP 20-12-2013

A Eletra já tem quatro dos seis conselheiros deliberativos certificados pelo ICSS. Na mesma condição estão os três profissionais que trabalham diretamente com os investimentos. “A certificação é a garantia de que os envolvidos na gestão dos fundos de pensão estão sempre atualizados sobre as normas, a legislação, os fundamentos da economia etc. e, portanto, aptos a tomar as melhores decisões”, explica o presidente da Eletra, Pedro Batista”. Diário da ABRAPP 17-12-2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *