Data: 10 de Outubro de 2024 (5ª feira)
Horários: 13h00 às 18h00
Formato: Online, via Zoom.
Contatos: (21) 2253-0464 ou (21) 3520-0464
Objetivo: De acordo com a Resolução CNPC nº 48/2021, as EFPC, no PGA, devem: I) definir fontes e limites para o custeio administrativo; II) estabelecer critérios e controles para despesas administrativas; III) criar indicadores de gestão administrativa; IV) definir critérios para realização dessas despesas. O Conselho Deliberativo das EFPCs é responsável por fixar critérios quantitativos e qualitativos para gastos com pessoal, estabelecendo metas, indicadores de gestão e condicionantes, além de acompanhar a correta aplicação do que foi aprovado. O orçamento é um instrumento essencial para que as EFPC possam planejar, instituir e gerenciar os planos de benefícios atuais e futuros, incluindo os planos família.
Além disso, a PREVIC divulgou o Relatório de Despesas Administrativas das EFPC – Exercício 2023, que, além de detalhar os já tradicionais indicadores das despesas administrativas, traz como novidade uma análise da viabilidade econômica e da eficiência operacional das entidades. Os resultados dos indicadores são fundamentais para aprimorar as práticas administrativas na gestão dos planos de benefícios. Por essas razões, a ANCEP decidiu realizar este seminário, que capacitará os participantes na elaboração, execução, acompanhamento e controle do Orçamento Geral, conforme as exigências da Res. CGPC 13/04, Res. CNPC 48/2021 e Res. Previc 23/23 e para discutir o teor do Relatório de Despesas Administrativas divulgado pela PREVIC, utilizando as metodologias e práticas mais modernas de controle.
Público-alvo: Profissionais de EFPC responsáveis pela elaboração e acompanhamento do orçamento e interessados em capacitar o seu conhecimento sobre Gestão Orçamentária e respectivos controles e indicadores, bem como que tenham o objetivo de implementar novas técnicas para maximização da qualidade de gestão dos recursos administrados pela entidade. Dirigentes, Conselheiros, auditores e consultores.
PROGRAMA PRELIMINAR:
- Orçamento Empresarial como instrumento de gestão ativa e estratégica;
- Estrutura orçamentária aplicada às EFPCs;
- Jornada orçamentária e processo decisório das EFPCs;
- Normas, Métodos e Ferramentas aplicadas à gestão orçamentária nas EFPCs;
- Reporte à Governança sobre processo orçamentário da entidade;
- Aspectos relevantes para o Regulamento do PGA, Avaliação Atuarial e Política de Investimentos;
- Estudo de Viabilidade e Solvência do PGA;
- Indicadores de Desempenho do PGA;
- Indicadores de Desempenho Previdencial; e
- Orçamento como peça de comunicação aos participantes, patrocinadores e instituidores.
Abertura:
Roque Muniz de Andrade (Roque Andrade) – Contador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.
Palestrantes:
Sérgio Murilo Cruz Magalhães – Gestor Atuarial da FACHESF; Especialista em Modelagem Financeira e de Negócios; Gestor de Portfólio de Investimentos; Especialista em Gestão Estratégica, Análise e Reporte de Indicadores; Membro do Comitês de Investimentos e de Previdência da FACHESF; Membro do GT para Prospecção de Novos Planos de Benefícios Previdenciários da FACHESF; Administrador de Carteiras – CVM.
Maria Elizabete da Silva – Controller econômico-financeira da Fachesf; Diretora Técnica da ANCEP; Membro do Colégio de Coordenadores de CT da ABRAPP; Coordenadora da CT Regional Nordeste da ABRAPP; Instrutora de Treinamentos Técnicos em Controladoria; Especialista em Controladoria.
Julio Cesar Pasqualeto – Contador, Diretor PRP Soluções Contábeis, Conselheiro Deliberativo ANCEP
Coordenação Geral:
Roque Muniz de Andrade – Presidente
Evenilson Balzer – Diretor Técnico
Valores de Inscrição:
Categoria | Investimento |
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Associados | R$ 400,00 |
Não Associados | R$ 600,00 |
Observações:
ICSS: em credenciamento
CFC/CRC: em credenciamento
Cancelamentos em até 48h antes do evento
Clique aqui e baixe a Ficha de Inscrição, preencha e remeta por e-mail para a Ancep: treinamento@ancep.org.br
Apoio: