Planejamento do Conselho Fiscal das EFPCs – por Alessander Brito

Foi publicado neste mês (junho/2013) o estudo “Planejamento do Conselho Fiscal”, de autoria do profissional Alessander Luís Brito e Silva, gerente geral da Caixa Vicente de Araújo do Grupo Mercantil do Brasil – CAVA.

O trabalho apresenta ao sistema de previdência complementar informações práticas para o processo de governança, gestão e controles internos, e pretende auxiliar conselheiros fiscais no desempenho de suas funções.

Na elaboração do estudo, Alessander buscou aprofundar os atos e fatos que constituem o fazer do Conselho Fiscal de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC, observando as melhores práticas utilizadas no mercado através das publicações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, como também as práticas realizadas por algumas entidades e as disposições contidas do marco regulatório.

Alessander alerta, entretanto, que “as recomendações e sugestões contidas no trabalho devem ser consideradas dentro da realidade de cada entidade. Mais do que a atenção à realidade específica de cada entidade, devem as ações dos conselheiros fiscais pautar-se pelo desejo de contribuir para os fins específicos, quais sejam, preservar a liquidez, a solvência e o equilíbrio dos planos de benefícios, isoladamente, e da própria EFPC”.

Além de gerente geral da CAVA, Alessander Brito é membro das Comissões Técnicas Regionais Leste de Governança e de Contabilidade da Abrapp.

Faça o download do estudo completo neste link:

Planejamento Conselho Fiscal – Uma abordagem prática (PDF – 142 KB)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *