Previc prestigia evento Ancep-Mercer

Apresentado em quase uma dezena de diferentes cidades para um contingente superior a 500 dirigentes, conselheiros e profissionais de entidades, a série de seminários Procedimentos e Controles na Elaboração das Demonstrações Contábeis do Exercício 2019 das EFPCs chegou ao seu final na última sexta-feira (31) em Recife consolidando ainda mais a imagem dos eventos da ANCEP como exemplos de uma boa distribuição através do País, mobilização de grandes públicos, qualidade na análise dos temas centrais na vida de nosso sistema, atração de parceiros altamente qualificados e escolha da melhor oportunidade para apresentação das temáticas focalizadas. A ativa participação da Previc também fez a diferença. 

Geraldo de Assis, conselheiro da ANCEP e secretário-executivo do Colégio de Contabilidade da ABRAPP, trouxe de forma detalhada toda a informação que possa ser útil, especialmente as novidades, no momento do fechamento contábil do
exercício do ano passado.

Tivemos presentes em Recife o Diretor-Superintendente da Previc, Lúcio Capelletto, de seu Diretor de Fiscalização e Monitoramento, Carlos Marne, e seu Procurador-Geral, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho. Capelletto sublinhou a sua crença de que o sistema atravessa um momento de afirmação e se encontra diante de um novo ciclo de crescimento acompanhado de um reforço institucional. Em sua fala mencionou por diversas vezes a expressão “a melhor linha de defesa”, apresentada por ele com um conjunto de atitudes que os dirigentes devem tomar para resguardar as suas entidades de problemas que sem os mesmos cuidados podem ocorrer.

A prudência, a ética, a transparência e a governança só reforçam as linhas de defesa que tanto ajudam as entidades a fugir de situações de risco, mostrou.

O tema transparência foi retomado pelo Diretor da Mercer, Antônio Fernando Gazzoni, em sua exposição, quando sublinhou que ser transparente é uma virtude que aproxima o dirigente e sua entidade da melhor governança. Ele apelou aos dirigentes para que aprimorem a comunicação, intensificando a presença das EFPCs na internet, lembrando que o momento todo favorece isso, inclusive com um novo normativo que muito contribuirá para a crescente qualificação dos quadros de direção.

 Foto – da esquerda para a direita: 

Carlos Marne Dias Alves – PREVIC, Diretor de Fiscalização e Monitoramento

Lucio Rodrigues Capelletto – PREVIC, Diretor Superintendente

Luiz da Penha Souza da Silva – FACHESF, Diretor de Administração e Finanças

Roque Muniz de Andrade – ANCEP, Presidente

Maria Elizabete da Silva – FACHESF, Controller

Otávio Lima Reis – PREVIC, Coordenador Regional Escritório de Representação Recife

Antonio Fernando Gazzoni – MERCER, Diretor Institucional

Raimundo Jorge de Souza Santos – FACHESF, Diretor de Benefícios

Geraldo de Assis Souza Junior – ANCEP, Apresentador do Seminário

Virgílio Antonio R. de Oliveira Filho – PREVIC, Procurador-Chefe

Sergio Fernandes de Magalhães Filho – CELPOS, Superintendente

Alexandre de Moraes Araújo, COMPRESAPREV, Diretor Presidente

==============================