Evento

Elaboração das Demonstrações Contábeis de 2022 das EFPCs

Data e Local:
  • 16/01/2023 - 17/01/2023 - ONLINE - ONLINE

Horário: Ambos dias: 14h às 18h

Público-alvo:

Profissionais da área contábil das EFPCs, Diretores, Conselheiros, Gerentes, Coordenadores, Atuários e Auditores internos e externos bem como profissionais das demais áreas que forneçam informações para a Contabilidade da EFPC.


Metodologia:

Apresentação e debates.

Convidados Especiais:

José Roberto Savoia - Diretor Superintendente PREVIC. Economista, professor titular da Faculdade de Economia e Administração da USP e já exerceu diversos cargos na área de Previdência. Já foi Secretário de Previdência Complementar (da antiga SPC) e Diretor Superintendente do IPREM São Paulo (SP), entre outras posições.

Jarbas de Biagi - Diretor-Presidente da ABRAPP. Bacharel em Direito, mestre em Direito das Relações Sociais (Previdenciário), professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação e na UniAbrapp. Sócio Consultor de Santos e Bevilaqua Advogados. Autor de várias obras e artigos sobre EFPCs. Laureado com o Diploma de Mérito Acadêmico outorgado pelo Centro de Estudos de Direito Europeu na cidade de Sintra, Portugal - 2007.

Devanir Silva - Superintendente Geral da ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Abertura e Mensagem de boas vindas:

Roque Muniz de Andrade – Contador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.


Palestrante:

 

Luciano Magalhães - Sócio e Diretor Comercial, Produtos e Relacionamento na 4UM Investimentos.

 

 

 

 

 

Renato Eisele - Consultor de Investimentos na ADITUS Consultoria Financeira.

 

 

 

 

 

  

Fábio Junqueira - Sócio da Junqueira de Carvalho, Murgel Advogados Associados.

 

 

 

 

 

Giancardo Germany - Vice Presidente do IBA, Diretor Executivo da Mirador Atuarial.

 

 

 

 

 

 

Marina Fabro - Diretora Executiva da Data A Soluções em Previdência.

 

 

 

 

 

 

Patricia Paz - Membro do Grupo de Trabalho de previdência privada na IBRACON.

  

  

  

  

  

José C. Costa - Membro do Grupo de Trabalho de previdência privada na IBRACON.

  

  

  

   

  

 

Mark Yamashita - Membro do Grupo de Trabalho de previdência privada na IBRACON.

  

  

  

  

Geraldo de Assis Souza Junior - Contador; MBA em Previdência Complementar; Mestre em Administração e Doutorado pela UDE (Montevideo). Sócio diretor da Pension Brasil; Professor e coordenador de cursos de MBA; Conselheiro Deliberativo da ANCEP; Secretário Executivo das Comissões Técnicas de Contabilidade;  instrutor de cursos voltados à área contábil das EFPCs pela ANCEP, UNIABRAPP e Instituto IDEAS.

 

Maria Elizabete da Silva - Controller econômico-financeira da Fachesf; Diretora Técnica da ANCEP; Membro do Colégio de Coordenadores de CT da ABRAPP; Coordenadora da CT Regional Nordeste da ABRAPP; Instrutora de Treinamentos Técnicos em Controladoria; Professora Universitária do Centro Universitário Estácio; Especialista em Controladoria de Previdência Complementar Fechada; Pós-graduada em Controladoria e Finanças pela FGV, CEDEPE e IBMEC. Graduada em Ciências Contábeis.

  
 
  

Julio Cesar Medeiros Pasqualeto - Mestre em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Finanças e Controladoria; Membro do Colégio de Coordenadores da ABRAPP; Conselheiro Deliberativo da ANCEP; Professor universitário; instrutor de cursos voltados à área contábil das EFPCs; Sócio Diretor da PRP Soluções Contábeis. Profissional com mais de 33 anos de experiência no segmento das EFPCs.

  
  
  
  
 

Programa:

16.01.2023 (1º. dia -14h-18h)
Módulo 1 – Procedimentos gerais para o fechamento contábil do exercício 2022

  • Procedimentos gerais para o fechamento contábil do exercício social 2022 (Resolução CNPC 43/2021 e Instruções PREVIC No. 31/2020 e 44/2021 e Resolução PREVIC 12/2022;
  • Demonstrações Contábeis do exercício 2022;
  • Instruções para o preenchimento das Notas Explicativas do exercício 2022;
  • Contabilização de transferência de gerenciamento;
  • Aspectos relacionados ao PGA (Regulamento, Indicadores e Fontes de Custeio Resolução CVNPC No. 48/2021, Fundo Administrativo compartilhado, etc.).

17.01.2023 (2º. dia - 14h-18h)
Módulo 2 – Discussão de temas específicos

  • Informações Extra Contábeis;
  • Política de Riscos Decorridos e a Decorrer dos Investimentos e respectiva contabilização de seus efeitos para atendimento da Instrução PREVIC 42/2021;
  • Contabilização das OFND decorrente do acordo judicial;
  • CNPJ por Planos de Benefícios – Evolução do tema e o que esperar para 2023;
  • Contingências e atualização dos depósitos Judiciais;
  • Equacionamento e destinação de resultados.

Coordenação Geral:

Roque Muniz de Andrade - Presidente ANCEP

Evenilson de Jesus Balzer – Vice Presidente da ANCEP



Investimento:
ASSOCIADOS - R$ 400,00
NÃO ASSOCIADOS R$ 600,00


Observações:

ICSS: 4 (quatro) pontos
CFC/CRC: em fase de credenciamento

Cancelamentos em até 48h anteriores à data do treinamento.