Evento

inscrição online

Orçamento e Indicadores das EFPCs: Gestão, Práticas Aplicadas e adequação à Resolução CNPC Nº 48/2021

Data e Local:
  • 30/08/2022 - ONLINE - ONLINE

Horário: 13h00 às 18h00 (total de 5h)

Público-alvo:

Profissionais de EFPCs responsáveis pela elaboração e acompanhamento do orçamento e interessados em capacitar o seu conhecimento sobre Gestão Orçamentária e respectivos Controles e Indicadores bem como que tenham o objetivo de implementar novas técnicas para maximização da qualidade de gestão dos recursos administrados pela entidade.

Motivação:

O CNPC publicou em 16.12.21 a Resolução Nº 48/2021 exigindo as EFPC a formalização de um processo mais complexo que deverão observar quanto às fontes, limites para o custeio administrativo, critérios e os controles relativos às despesas administrativas sendo que as principais exigências são: I) novas regras e definições para as fontes e limites para o custeio administrativo; II) critérios e controles relativos às despesas administrativas; III) revisão do PGA para incorporar os novos indicadores de gestão estabelecidos, os critérios de realização das despesas administrativas, dentre outros aspectos exigidos. Além disso, o orçamento constitui importante instrumento para possibilitar a EFPC planejar, instituir e operacionalizar os seus planos administrados atualmente assim como novos planos de benefícios inclusive planos família que venham a administrar.

Por tudo isso, a ANCEP decidiu promover este treinamento que irá capacitar os treinandos na elaboração, execução, acompanhamento e controle do Orçamento Geral e no pleno atendimento da Resolução CNPC Nº 48/2021, conforme metodologias e métodos que predominam atualmente nos mais modernos controles.


Metodologia:

Apresentação e debates.

Participação especial:

José Roberto SavoiaDiretor Superintendente da PREVIC - Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

 

Abertura:

Roque Muniz de AndradeContador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.

 


Palestrante:

Maria Elizabete da Silva - Controller econômico-financeira da Fachesf; Diretora Técnica da ANCEP; Membro do Colégio de Coordenadores de CT da ABRAPP; Coordenadora da CT Regional Nordeste da ABRAPP; Instrutora de Treinamentos Técnicos em Controladoria; Professora Universitária do Centro Universitário Estácio; Especialista em Controladoria de Previdência Complementar Fechada; Pós-graduada em Controladoria e Finanças pela FGV, CEDEPE e IBMEC. Graduada em Ciências Contábeis. 

 


Programa:
  • Aspectos normativos para elaboração e acompanhamento orçamentários​;
  • Metodologias orçamentárias (visão ampla do mercado empresarial)​;
  • Indicadores de Desempenho para os orçamentos dos planos de benefício e PGA​;
  • Novas exigências trazidas pela Resolução CNPC Nº 48/2021​;
  • Debates sobre o Relatório da PREVIC sobre as Despesas Administrativas das EFPCs de 2021​;
  • Aspectos relevantes para o Regulamento do PGA​; e
  • Prestação de contas ao Conselho Fiscal sobre acompanhamento orçamentário.​

Coordenação Geral:

Roque Muniz de Andrade - Presidente ANCEP
Evenilson de Jesus Balzer – Vice Presidente da ANCEP



Investimento:
ASSOCIADOS - R$ 380,00
NÃO ASSOCIADOS R$ 550,00


Observações:

ICSS: 2 (dois) pontos
CFC-CRCs: em fase de credenciamento

Cancelamentos em até 48h anteriores à data do treinamento.


incrição online