PROCESSOS, CONTROLES, ESTRUTURAS E ESTRATÉGIAS DE UMA EFPC NA VISÃO ATUAL E COM OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS PROPOSTAS

Data: 19 de Setembro de 2024 (5ª feira)

Horários: 09h00 às 17h45

Formato: Online, via Zoom.

Contatos: (21) 2253-0464 ou (21) 3520-0464

Objetivo: Abordar assuntos de interesse de todos os envolvidos nas atividades de uma EFPC, que foram identificados em pesquisas realizadas junto ao público-alvo como sendo de maior interesse no atual cenário. Com este propósito, buscamos temas que abordam e afetam a governança, custos e impactos na matriz do risco, reflexão sobre estruturas e investimentos.

Público-alvo: O treinamento destina-se a Diretores Executivos, Conselheiros, profissionais de Investimento, Contadores, Auditores externos e internos, Consultorias, áreas de Gestão de Risco e Compliance, Gestores de Recursos, profissionais de todas as áreas interessadas no tema.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

09h00-09h05 – Roque Andrade, Presidente ANCEP: Abertura e Mensagem de boas-vindas.

09h05-09h10 – Jarbas de Biagi, Diretor Presidente ABRAPP: Palavras aos participantes.

09h10-09h45 – Alcinei Rodrigues, Diretor de Normas PREVIC: Atualização da visão da PREVIC sobre investimentos em infraestrutura, FIPs e principais pontos em discussão, preocupações e ações em andamento.

09h45-11h00 – Bradesco, Carlos Nakamura e Regis Rissato: O papel do prestador de serviços de Custódia e Controladoria no controle dos riscos, automação de processos e geração de informações, incluindo também os aspectos e impactos gerados pela Resolução 175.

11h00-12h00 – Luciano Magalhães, Sócio Diretor 4UM Investimentos e Diretor Relação com Mercado ANCEP: Modelos e estruturas de uma EFPC, oportunidades, alertas e estratégias de crescimento na consolidação de informações e processos da Entidade.

12h00-13h30: Intervalo para o almoço.

13h30-15h30 – Elisa Costa Advogada e Sócia do Velloza Advogados e Felipe Marin, Advogado e Sócio do Velozza Advogados: Os impactos e cuidados com a reforma tributária nas EFPCs, temas em discussão e na forma de isenção constituída: pontos relevantes, responsabilidades e impactos nas EFPCs, com as novas legislações e tendências (Resoluções 175, IN 23, FIPs, Curva x Mercado, preocupações no que se refere a transferência de riqueza, ALM, eventos imprevistos que podem alterar o perfil do plano, concessão e portabilidade, dentre outros).

15h30-16h30 – Felipe Vidigal, Diretor-Presidente ParanaPrevidência e José Carlos Lakoski, Diretor Financeiro e AEQT Fundação COPEL: Estratégias de fomento, sustentabilidade, oportunidades de geração de valor e receitas para planos instituídos (identificação de oportunidades, valor agregado, produto, controle e estratégias).

16h30-17h30 – Carlos Garcia, Executivo líder e fundador da Itajubá no Brasil: A diversificação no cenário atual considerando o mercado local e internacional, estratégia, tendências, oportunidades, inovações, considerando também os impactos e aspectos legais.

17h30-17h45: Encerramento.

Abertura:

Roque Muniz de Andrade (Roque Andrade) – Contador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.

Participação especial:

Jarbas Antonio de Biagi (Jarbas de Biagi) – Diretor-Presidente da ABRAPP. Bacharel em Direito, mestre em Direito das Relações Sociais (Previdenciário), professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação e na UniAbrapp. Sócio Consultor de Santos e Bevilaqua Advogados. Autor de várias obras e artigos sobre EFPCs. Laureado com o Diploma de Mérito Acadêmico outorgado pelo Centro de Estudos de Direito Europeu na cidade de Sintra, Portugal – 2007.

Palestrantes:

Alcinei Cardoso Rodrigues (Alcinei Rodrigues) – Mestre em Economia Política pela PUC/SP e Pós-Graduado no Curso de Extensão em Previdência Complementar da PUC/RJ. Trabalhou como Assessor de Diretoria de Investimentos em Holding de Investimentos por cinco anos. E em duas das maiores Entidades de Previdência Complementar do Brasil por treze anos, atuando como Gerente de Participações Mobiliárias (carteiras de longo prazo das EFPC, como private equity, ações e imóveis). Foi membro de Conselho de Administração e Fiscal de diversas companhias listadas, de 2006 a 2016, nos setores de Óleo e Gás, Energia, Telefonia, Logística, etc. Foi membro de diversas Comissões Técnicas da ABRAPP, tais como: controles Internos, Gestão Corporativa, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. Além disso, foi Economista do DIEESE (1993 a 2003).

 

Carlos Ryuta Nakamura (Carlos Nakamura) – Responsável pelas áreas de Riscos de Mercado, Crédito e Liquidez, Enquadramento e Precificação no Bradesco Custódia, onde participou ativamente na implementação de modelos de análise de risco e performance de carteiras de fundos de investimento. Na área de Risk Management do Banco Votorantim participou de comitês estratégicos das mesas de operações da Tesouraria para produtos estruturados e elaboração de controles de riscos de mercado, crédito e liquidez. No Banco Itaú SA, na área de controles de riscos da tesouraria SA, onde atuou na elaboração e análise de operações estruturadas com derivativos exóticos onshore e offshore, implementou modelos de risco de crédito e liquidez, estabelecendo parâmetros limitadores de exposição a perdas potenciais sobre as atividades das mesas de operações da Tesouraria. Em 2009 passou a integrar a área de Risco do Departamento de Ações e Custódia do Banco Bradesco S.A. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP.

 

 

Regis Luiz Rissato (Regis Rissato) – Iniciou sua carreira no Bradesco BBI (DEMEC) em 1993, onde participou da avaliação e análise de viabilidade econômica e financeira de empresas e projetos, estruturação de operações de renda fixa e variável, fusões e aquisições e financiamento de projetos. Em 2006, ingressou no Bradesco Custódia, atuando em diversas frente, tais como, Gestor da Controladoria de Fundos FIP e FMIEE, analisando desde a documentação necessária para cada tipo de operação, lançamento da operação na carteira e acompanhamento de despesas, receitas até equivalências, Gerente Comercial e de Produtos responsável pela estruturação de produtos e pela equalização do conhecimento sobre os produtos entre os demais gerentes da área, Especialista na Administração Fiduciária de Fundos participando da constituição de fundos, aprovação de contas, até a divulgação dos informes regulatórios, Especialista na Precificação e Riscos de Ativos de Crédito: analisando os fluxos de pagamento e a qualidade das garantias. Desde 2017, é o Gerente responsável pela área de Enquadramento de Fundos, Clubes e Carteiras, onde é realizado o enquadramento dos clientes terceiros e próprios (ex-ante e ex-post) e elaborando relatórios de enquadramento em especial para entidades fechada de previdência privada. Graduado em Economia pelas Faculdades Osvaldo Cruz.

 

 

 

Luciano Coelho de Magalhães Netto (Luciano Magalhães) – Sócio e Diretor Comercial, Produtos e Relacionamento da 4UM Investimentos, Diretor de Relação com o Mercado da ANCEP – Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência, Especialista e Membro da Comissão Técnica de Investimentos da Abrapp e do GT CNPJ por Plano, e Membro da Comissão Temática de Administração e Custódia da ANBIMA. Formado em Administração de Empresas, com extensão na University of Pennsylvania – The Wharton School, MBA em Engenharia Econômica pela UFRJ e Seguros e Previdência pela Universidade Mackenzie. Com certificações ICSS, CGA e CPA-20 pela ANBIMA, possui mais de 35 anos de experiência no mercado de capitais, com foco em investidores locais e estrangeiros. Trabalhou como executivo em empresas de grande porte, como Itaú Unibanco, Chase, Santander, SulAmérica e Montrealbank, onde foi responsável por áreas Comerciais e de Produtos, Operações, Controladoria, Administração Fiduciária, Passivo de EFPC e RPPs, e Gestão.

 

 

Elisa da Costa Henriques (Elisa Costa) – Advogada. Mestranda em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo). Master of Laws em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo Insper (São Paulo). Sócia do Velloza Advogados.

Felipe Marin (Felipe Marin) – Advogado. Mestrando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). Master of Laws em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo Insper (São Paulo). Sócio do Velloza Advogados.

Felipe José Vidigal dos Santos (Felipe Vidigal) – Administrador formado pela PUC-PR, Pós Graduado em Administração Financeira pela FAE; Certificado pelo Instituto de Certificação de Seguridade Social – ICSS, com ênfase em Investimentos; Atuou na Emater – Paraná de 1975 a 2001; Diretor Financeiro do Fundo de Pensão da Emater de 1996 a 2001; Conselheiro Administrativo Titular da PARANAPREVIDÊNCIA 2004 a 2011; Gerente Executivo OABPrev-PR desde 2006; Conselheiro do Fundo Paraná de Previdência desde 2007; Conselheiro Fiscal Titular da PARANAPREVIDÊNCIA de 2011 a 2015; Presidente do Conselho Fiscal da PARANAPREVIDÊNCIA de 2016 a 2018; Diretor-Presidente da PARANAPREVIDÊNCIA desde 2019.

José Carlos Lakoski (Lakoski) – é natural de Curitiba, formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração e Economia (FAE) com pós-graduação em Controladoria na Universidade de São Paulo (USP), e Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Desde 2013 é Diretor Financeiro e AETQ da Fundação Copel que gerencia aproximadamente R$ 14 Bi em planos previdenciários e um plano de saúde (autogestão) com 38 mil vidas. Anteriormente atuou na Companhia Paranaense de Energia – COPEL na qual exerceu cargos de gerencias/superintendências/assessorias nas áreas de finanças, controladoria e negócios de geração, distribuição e transmissão, bem como foi representante em diversos conselhos de administração e fiscal de investidas (SPEs) da COPEL ao longo de 17 anos.

 

Carlos Garcia Lorenzo Filho (Carlos Garcia) – É o executivo líder e fundador da Itajubá no Brasil, com responsabilidades gerais sobre as atividades da empresa e foco em vendas e distribuição. Carlos Garcia é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal da Bahia em 1983. Cursou alguns programas de extensão profissional, como o Executive Development Program “Fundamentals of Private Retirement Systems” e o Executive Development Program “Pension Funds and Money Management”, ambos da Wharton School – University of Pennsylvania. Trabalha com previdência complementar no Brasil desde 1989, tendo estudado in loco os sistemas de previdência de vários países, como Alemanha, Bélgica, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Portugal, Suécia e Suíça.”

Coordenação Geral:
Roque Muniz de Andrade – Presidente
Luciano Magalhães – Diretor de Relação com o Mercado

Valores de Inscrição:

Categoria Investimento
Associados R$ 550,00
Não Associados R$ 750,00

Observações:
ICSS: em credenciamento
CFC/CRC: em credenciamento
Cancelamentos em até 48h antes do evento

Clique aqui e baixe a Ficha de Inscrição, preencha e remeta por e-mail para a Ancep: treinamento@ancep.org.br

Patrocínio:

4UM INVESTIMENTOS
BRADESCO
ITAJUBA INVESTIMENTOS
VELLOZA ADVOGADOS ASSOCIADOS

Apoio:

ABRAPP
UNIABRAPP
ASC_PREV
CONECTA
FUNDACAO COPEL
ICSS
MOORE
OAB PREV PARANA
PARANAPREVIDENCIA
PREVIC
PREVIPAR
PHF AUDITORES
PRP SOLUCOES
SEREL
SINDAPP
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