“Aniversários existem para ser devidamente comemorados, porque a passagem dos anos, a acumulação do tempo vivido, sem dúvida é um atestado muito válido da força de uma instituição”, nota o Presidente Roque Muniz, para em seguida completar : “Mas no caso da ANCEP, que em 2025 completa 40 anos de sua criação, o que vemos é muito mais do que isso, o que temos é uma trajetória que combina longevidade de 4 décadas com um acervo efetivo de conhecimento somado à melhor experiência técnica e um programa de treinamento sob qualquer medida vitorioso”.
A realização neste ano do 14º CONANCEP – Congresso Nacional da ANCEP, observa Roque Muniz, será mais uma demonstração inequívoca da força da Associação ao longo desse ciclo vitorioso. Enfim, “mais uma confirmação de ter a Ancep se transformado de fato em um espaço para a estudo, análise e debates técnicos, conforme sonhavam os criados da Associação desde o seu início”.
Roque Muniz sublinha ainda o fato de a Ancep ter compartilhado desde o início essa caminhada com as demais instituições, como as entidades do Sistema Abrapp, a Previc, SRPC, CNPC, IBA e Ibracon. “Todos caminhamos juntos, motivados pelo desejo de fomentarmos a previdência complementar fechada”.
Publicamos em seguida os depoimentos de lideranças que figuram entre os principais protagonistas dessa história de sucesso:
Conselheiro Renato Andrade Galvão: “A ANCEP, um sonho que se tornou realidade!!!” Pelos idos das décadas de 80, 90, até 2000, era tradição colegas contadores se reunirem às sextas-feiras para almoçar, encontros estes que se estendiam pela noite, regados a chopes e rodízios de carnes, e o tema dominante era contabilidade dos fundos de pensão. Estes momentos de confraternização, proporcionavam um rico intercâmbio de conhecimento salutar, onde dúvidas eram discutidas e soluções compartilhadas. Os Planos de Contas sempre se modificando de modo a atender às necessidades e a natureza das EFPC, até alcançarmos à versão atualmente em uso. Tive o privilégio de, em diversas ocasiões, sair de Salvador para participar desses memoráveis encontros.
Em um desses, possivelmente na Churrascaria Cruzeiro do Sul em Botafogo, os profissionais da contabilidade sendo-se sem qualquer representa vidade, surgiu a ideia de se criar uma associação para representá-los, mas que ficou apenas no pensamento e na vontade de todos. Dias depois, em outra reunião dos Contabilistas em Brasília, na sede da SPC, convocada pelo então Coordenador Paulo César Magalhães Cesar, e meio a um certo desprezo destes profissionais no sistema, o nosso também saudoso José Chaves da Câmara levantou-se e, como era baixinho, subiu numa cadeira e bradou: “Precisamos, mais do que nunca, tornar realidade a criação da nossa associação.”
Aquele sonho tornou-se realidade, a proposta imediatamente aceita e a razão social nasceu rapidamente: Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades Fechadas de Previdência Privada, ANCEPP, mais tarde modificada para ANCEP – Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência. Com o estatuto e regulamento estabelecidos, a associação passou a ser divulgada nacionalmente.
O saudoso Jair dos Santos, da Eletros, foi o primeiro presidente, seguido por Jorge Sá, da Sistel e posteriormente da Previrb. Contudo, apesar do entusiasmo inicial, a falta de tempo resultou num período em que a associação ficou inativa e relegada aos arquivos. Anos depois, Roque Muniz de Andrade, então contador da Telos, com vontade e determinação, num verdadeiro gesto de coleguismo, deu novo fôlego à ANCEP, tornando-a plenamente ativa. Seu espírito de liderança foi fundamental para revitalizar a associação, que passou a contar com o apoio de outros ilustres colegas que, de forma honorífica, também contribuíram com seu tempo e expertise.
Hoje, a ANCEP é uma entidade de peso, reconhecida nacionalmente. Organiza eventos frequentes voltados à educação continuada e, desde 1995, realiza congressos nacionais, sendo o primeiro em Salvador, na Bahia. Ao longo dos anos, novas ideias foram implementadas, como o Prêmio Ancep, que busca o reconhecimento profissional não apenas de contadores, mas também de profissionais de outras áreas, bem como da PREVIC.
Este breve relato tenta capturar um pouco da rica história da ANCEP, seu significado para todos nós e para o sistema ao qual pertence. A ANCEP, por meio de seus esforços e conquistas, continua a ser um pilar de apoio para os profissionais da área, garantindo que o legado iniciado há 40 anos perdure e se fortaleça.
Valdemar Spanholi, ex-Diretor Regional Sul: A Ancep foi criada em 1985. Os planos de previdência privada, ou Fundos de Pensão, surgiram em 1977. A ANCEP desde sua criação atuou do forma intensa, no desenvolvimento, orientação e treinamentos permanentes para os profissionais da área contábil das entidades, em todos os Estados do Brasil. A estrutura da contas destas entidades, seus conceitos e a dinâmica de gestão apresenta diferenciações em relação as empresas comerciais e industriais. Portanto, desde a criação dos Fundos de Pensão, coube à ANCEP a análise e definições dos modelos de contabilidade, juntamente com a Secretaria de Previdência. A Associação comemora o primeiro congresso realizado em Salvador – Bahia, em junho de 1995. Portanto, comemora 29 anos do primeiro congresso. Emocionados, presidente da ANCEP, Roque Muniz de Andrade e diretores, enceramos o primeiro congresso sob aplausos. Foi um data inesquecível para os contadores e diretoria desta associação esta data, que comemora o início da realização de muitos congressos realizados a cada dois anos nas diferentes capitais do Brasil. Até o ano de 2024, foram realizados 13 congressos. Talvez, a ANCEP seja a entidade que mais contribuiu para o sistema de previdência privada, não só na área contábil, mas, também, na parte administrativa, tendo em vista as informações importantes das demonstrações contábeis, para gestão dos Fundos de Pensão . Não só na área contábil os ajustes sempre foram permanente em vista das frequentes alterações na legislação do sistema de previdência. Estrutura contábil diferenciada, porém, com a mesma compreensão do ponto de vista da análise e informações para a gestão administrativa. Nossas atividade e discussões sobre os temas da contabilidade e gestão, nos congressos da ANCEP, nas palestras, se estendia noite à adentro sem nenhum tempo para visitar a cidade e seus pontos turísticos.
Foi um período de muita aprendizagem, não só para os contador, mas também para gestores dos Fundos de Pensão. Participação de muitos profissionais , altamente qualificados que mantém a ANCEP desde a sua criação, nestes seus 39 anos, com presença importante e necessária nos sistemas de previdência dos Fundos de Pensão, através de seus congressos, cursos, seminários, participação de comissões, análise das normas e legislação pertinente ao sistema. A ANCEP, contribuiu ao longo deste anos e ainda se mantém importante na participação nos ensinamentos e na integração das equipes de grupos de estudos e comissões. Conviver, conhecer e oportunizar amizades com vários colegas e mestres do sistema de previdência do Brasil todo. Importante destacar, nestes 39 anos de existência da ANCEP a presença do nosso presidente Roque Munis de Andrade. Participação diária na gestão e organização de grandes eventos com a presença de profissionais altamente qualificados.
Roque Muniz, Presidente da Ancep: A criação de nossa Associação foi a concretização de um sonho que grande parte de contabilistas de fundos de pensão ansiava, ou seja: congregar estes profissionais em prol de um sistema sólido o qual proporcionasse um espaço para troca de experiências, debates, desenvolvimento profissional, interação com órgãos governamentais e, primordialmente, valorizar a profissão contábil e seus profissionais.
14º. CONANCEP – Congresso Nacional da ANCEP que acontecerá em agosto de 2025, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), será o ponto alto das comemorações das quatro décadas de criação da Asociação. Ao longo dos anos, novas ideias foram implementadas, como o Prêmio ANCEP, que busca o reconhecimento profissional não apenas de contadores, mas também de profissionais de outras áreas, além de entes públicos.
Perante o desafio assumido por sua Diretoria para a consolidação da ANCEP no sistema de previdência complementar, é impossível deixar de citar o apoio incondicional recebido por parte das associações coirmãs bem como das EFPCs que prestaram e ainda prestam solidariedade às ações profissionais, técnicas e culturais desenvolvidas.
No decorrer de sua história a Ancep tem se destacado por oferecer cursos, seminários, workshops e congressos para atualização profissional, publicar materiais técnicos, coletâneas de EFPCs e e-books, defender os interesses da categoria junto aos órgãos reguladores (PREVIC, SRPC) além de promover networking entre os associados e o fortalecimento da comunidade contábil.
A ANCEP enfrenta desafios constantes, como as mudanças na legislação previdenciária e a necessidade de acompanhar as novas tecnologias. No entanto, a associação se mantém comprometida em oferecer aos seus associados as ferramentas e o conhecimento necessários para atuarem com excelência em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.
A ANCEP é uma instituição de referência na área da contabilidade previdenciária, com uma trajetória marcada pela dedicação à qualificação profissional e ao desenvolvimento do setor. Sua atuação é fundamental para garantir a solidez e a transparência dos planos de previdência, beneficiando milhões de participantes em todo o país.
Sérgio Cabral, Gerente de Contabilidade da FUNPRESP-JUD: Pensar no futuro é fundamental. Comemorar os 40 anos da ANCEP é refletir sobre o legado construído e imaginar os próximos passos. Como associação de contabilistas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, foi fundamental para o avanço técnico do setor. Mas, diante de uma revolução tecnológica como a da Inteligência Artificial, é preciso olhar adiante, reconhecendo que o que nos trouxe até aqui não será suficiente para os desafios futuros.
A trajetória da ANCEP é motivo de orgulho, mas o futuro exige reaprendizado constante. Os métodos conduzidos até agora podem não atender às demandas de um mundo mais dinâmico. É preciso humildade para questionar práticas consolidadas e coragem para se adaptar às novas exigências.
Transformações não ocorrem sem riscos. O futuro da ANCEP será moldado pela capacidade de experimentar e aceitar o erro como parte do aprendizado. Novos desafios regulatórios, a integração de dados em tempo real e as expectativas crescentes demandam soluções inovadoras, muitas vezes desconhecidas até então.
Se algo define a ANCEP, é o aprendizado contínuo. A IA oferece ferramentas poderosas para melhorar análises e automatizar tarefas, mas exige dedicação a uma educação permanente. Aproveitar o repertório técnico será crucial para explorar o potencial do que ainda está por vir.
Os próximos 40 anos da ANCEP serão construídos pela capacidade de equilibrar tradição e inovação. Com respeito à história e coragem para inovar, será referência não apenas pelo que fio feito, mas pelo impacto que poderão ser criados. Que possamos, juntos, traçar um futuro em que o aprendizado e a inovação sejam a base do nosso legado. Que venham os próximos 40 anos!
Este breve relato tenta capturar um pouco da rica história da ANCEP, seu significado para todos nós e para sistema ao pertence. A ANCEP, por meio de seus esforços e conquistas, continua a ser um pilar de apoio para os profissionais da área garantindo que o legado iniciado há 40 anos perdure e se fortaleça.