Data: 17 de Outubro de 2025 (6ª feira)
Horário: 09h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00
Formato: Online, via Zoom
Contatos: (21) 2253-0464 ou (21) 2532-0464
E-mail: treinamento@ancep.org.br
Pontuação: ICSS e PEC CFC/CRCs
Objetivo: Capacitar profissionais das áreas de contabilidade, orçamento, auditoria e controles internos, gestores e conselheiros das EFPC para o uso estratégico da Inteligência Artificial nos orçamentos anual e plurianual e nos Indicadores de Desempenho, com foco no aprimoramento da governança, na eficiência do reporte institucional e na gestão dos recursos administrativos das EFPCs.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Orçamento Anual e Plurianual (Maria Elizabete)
- Aspectos normativos para elaboração e acompanhamento DOS orçamentos anual e plurianual
- Metodologias orçamentárias (visão ampla do mercado empresarial)
- Novas exigências trazidas pela Resolução CNPC No. 62/2024
- Aspectos relevantes para o Regulamento do PGA, que envolvem os orçamentos
- Estrutura dos Indicadores de Desempenho.
- Função dos Indicadores de Desempenho para o PGA.
- Aplicabilidade de gestão orientada por dados, com uso de indicadores para o PGA.
- Estrutura de comparabilidade de resultados entre as EFPC.
- Prestação de contas à Governança sobre acompanhamento orçamentário, especialmente.
Especificidades Orçamentárias (Sérgio Murilo)
- Projeções de Fluxos Previdencial e Administrativo (contemplando avaliação do Fundo PGA)
- IEFO – Indicador de Eficiência Operacional.
- Painel para divulgação ampla sobre a gestão administrativa.
Utilização da IA nas EFPC (Sérgio Cabral)
- Introdução: o impacto da IA na governança e gestão contábil;
- Aplicação prática da IA nos processos de reporte e monitoramento;
- Como a IA melhora a qualidade, velocidade e a análise preditiva dos dados;
- Hiperpersonalização na abordagem e resolução de problemas contábeis e gerenciais;
- Estudo de caso: otimização do reporte e análise gerencial com IA;
- Conformidade normativa com as resoluções CNPC nº 32/2019 e nº 62/2024;
- Futuro da IA nas áreas contábeis e desafios na implementação efetiva.
Comunicação nas EFPC (Magdarlise)
- Introdução: O papel da contabilidade dentro da EFPC
- O que a Resolução CNPC nº 32/2019 nos orienta?
- Problemas comuns na comunicação contábil interna
- Estratégias para uma comunicação contábil eficaz com o time interno: Comunicação Interna; Reuniões com apoio visual: gráficos, fluxogramas, infográficos. Marketing Interno; e Psicologia Organizacional
- Como envolver áreas não contábeis?
- Casos práticos e ideias que funcionam
- Check-list para comunicação contábil interna eficaz
- Encerramento: Cultura contábil como parte da governança.
Abertura:
Roque Muniz de Andrade – Contador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Reeleito em junho de 2024 para ocupar a função de Presidente da ANCEP pelo triênio 2024/2027.
Participações Especiais:
Alcinei Cardoso Rodrigues – Mestre em Economia Política pela PUC/SP e Pós-Graduado no Curso de Extensão em Previdência Complementar da PUC/RJ. Trabalhou como Assessor de Diretoria de Investimentos em Holding de Investimentos por cinco anos. E também, em duas das maiores Entidades de Previdência Complementar do Brasil por treze anos, atuando como Gerente de Participações Mobiliárias (carteiras de longo prazo das EFPC, como private equity, ações e imóveis). Foi membro de Conselho de Administração e Fiscal de diversas companhias listadas, de 2006 a 2016, nos setores de Óleo e Gás, Energia, Telefonia, Logística, etc. Foi membro de diversas Comissões Técnicas da ABRAPP, tais como: controles Internos, Gestão Corporativa, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. Além disso, foi Economista do DIEESE (1993 a 2003).
Eduardo Lamers – Superintendente Geral da ABRAPP. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba, Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil; MBA em Previdência Complementar Fechada. Atualmente é Diretor de Previdência – Fundo de Previdência Mais Futuro.
Palestrantes:
Sérgio Allan Epaminondas Cabral – Gerente de Contabilidade especializado em Previdência Privada, com certificações CPA-20 e ICSS. Possui formação acadêmica em Ciências Contábeis, incluindo MBA em Controladoria e pós-graduação em Gestão Estratégica pela FDC, Business Inteligence pela Escola Conquer e Planejador Financeiro e previdenciário pela Galícia Educação. A experiência profissional abrange posições de liderança em contabilidade, administração e finanças, destacando-se na Funpresp-Jud e Postalis. Atua no Comitê de investimentos da Funpresp-Jud, em projetos de modelagem de dados, atendimento a auditorias internas e criação de políticas de contabilidade, além já ter atuado como conselhos fiscal em ONG´s e instituições religiosas.
Maria Elizabete da Silva – Graduada em Ciências Contábeis e Pós graduada em Controladoria, Finanças, Auditoria e Normas Internacionais de Contabilidade. Gerente Econômico-Financeira da Fachesf (Controller). Membro do Comitê de Previdência da Fachesf. Colunista da Revista Conexão. Coordenadora da Comissão Técnica Regional-Nordeste de Contabilidade da ABRAPP. Presidente do Conselho Deliberativo da ANCEP. Especialista e Instrutora da UNIABRAPP.
Magdarlise Germany – Diretora de Comunicação e Relacionamento na Mirador Atuarial. Administradora com especialização em Previdência e Marketing de Serviços possui mais de 30 anos de experiência em Fundos de Pensão nas áreas: Governança, Processos de Qualidade, Implantação e manutenção da ISO 9001, Restruturação administrativa, Relacionamento com participantes e patrocinadoras; Cadastro; Concessão de Benefícios e Empréstimos; Comunicação; Adesão de participantes e patrocinadoras lhe permite uma visão multidisciplinar do segmento. Com o propósito de inspirar as novas gerações de profissionais da previdência complementar, também se dedica a compartilhar seu conhecimento como professora em cursos e eventos. É Sócia da Mirador e Líder de Serviços em Estratégias e Pesquisas.
Sérgio Murilo Cruz Magalhães – Gestor Atuarial da FACHESF; Especialista em Modelagem Financeira e de Negócios; Gestor de Portfólio de Investimentos; Especialista em Gestão Estratégica, Análise e Reporte de Indicadores; Membro do Comitês de Investimentos e de Previdência da FACHESF; Membro do GT para Prospecção de Novos Planos de Benefícios Previdenciários da FACHESF; Administrador de Carteiras – CVM.
Coordenação Geral:
Roque Muniz de Andrade – Presidente
Evenilson J. Balzer – Diretor Técnico da ANCEP
Valores de Inscrição:
| Categoria | Investimento |
|---|---|
| Associados | R$400,00 |
| Não Associados | R$ 550,00 |
Observações:
ICSS: em credenciamento
CFC/CRC: em credenciamento
Cancelamentos em até 48h antes do evento
Patrocínio:
Apoio:










