Datas: 23 e 24 de Janeiro de 2025 (5ª feira e 6ª feira)
Horários: 14h às 18h
Formato: Online, via Zoom.
Contatos: (21) 2253-0464 ou (21) 3520-0464
Pontuação: CFC/CRCs e ICSS
Objetivo: Capacitar profissionais na elaboração das Demonstrações Contábeis 2024 das EFPCs, abordando as melhores práticas e atualizações regulatórias.
Público-alvo: Contadores, auditores, gestores de EFPCs e profissionais envolvidos na elaboração de demonstrações contábeis.
PROGRAMA PRELIMINAR
PROGRAMA – 1º DIA – 23/01/2025 (5ª feira) – 14h00 às 18h00
- 14h00-14h10 – Orientações gerais (Luiz Felipe);
- 14h10-14h20 – Apresentação Presidência ABRAPP (Devanir Silva);
- 14h20-14h35 – Abertura e boas-vindas (Roque Andrade);
- 14h35-14h50 – Apresentação Diretor de Licenciamento PREVIC (Guilherme Campelo);
- 14h50-15h05 – Apresentação Diretor Depto Regime Previdência Complementar (Narlon Nogueira);
- 15h05-15h20 – Apresentação Secretário Regime Previdência Complementar (Paulo Roberto);
- 15h20-15h35 – Apresentação Superintendência Geral ABRAPP (Eduardo Lamers);
- 15h35-16h15 – Apresentação IBRACON – Aspectos de Auditoria das Demonstrações Contábeis (Patrícia Paz / Cláudio Costa);
- 16h15-16h25 – INTERVALO PARA CAFÉ;
- 16h25-16h55 – Apresentação Linhares Associados– Decisão STF PIS/COFINS e Reforma Tributária (Patrícia Linhares);
- 16h55-17h25 – Apresentação Mirador Atuarial- Aspectos Atuariais das Demonstrações Contábeis (Giancarlo Germany);
- 17h25-17h55 – Anexos da Resolução 23 e pontos de atenção para o encerramento do exercício (Cláudia Ashton); e
- 17h55-18h00 – Encerramento dos trabalhos do 1º dia.
PROGRAMA – 2º DIA – 24/01/2025 (6ª feira) –13h30 às 18h00
- 13h30-13h40 – Orientações Gerais (Felipe Dutra);
- 13h40-14h10 – Efeitos contábeis referentes a Res. CNPC Nº 61/2024 sobre registros e avaliação de títulos e valores mobiliários; Pontos de atenção para reclassificação de mercado para curva nos planos CD e CV (Luciano Magalhães);
- 14h10-14h25 – Resolução CNPC Nº 62/2024(Márcia Paim);
- 14h25-15h30 – Novo normativo do PGA, Resolução CNPC Nº 62/2024 e Ofício Circular DINOR Nº 2 PREVIC, vigorará a partir de 24.03.2025; Sugestão da Nota Explicativa de Evento Subsequente, alterações regulamento e orçamentos(Geraldo de Assis);
- 15h30-16h25 – Regras de consistências contábeis para elaboração do balanço com sugestões de Notas explicativas; Controles Mínimos para validação Patrimonial dos planos com submassas e perfis; Diferença de balancetes por submassas/perfis, dos Balancetes únicos por plano. Gestão Previdencial – Diferença das Contas de Resultado (1. Adições 2. Deduções) das contas de 3. Acréscimo/Decréscimo no Patrimônio Social) preenchida no DMPS e DMAL; Gestão Administrativa– Apuração do resultado administrativo por plano, através dos Critérios de Rateios para a apuração do Fundo Administrativo por plano e a elaboração do DPGA consolidado e por plano (Facultativo); Gestão dos Investimentos – Diferença dos resultados das carteiras de investimentos dos resultados dos planos.VI) Estudo de Viabilidade X Orçamento Plurianual da Gestão Administrativa (Júlio Pasqualeto);
- 16h25-16h35 – INTERVALO PARA CAFÉ;
- 16h30-17h40 – Procedimentos gerais para o fechamento contábil do exercício social de 2024 (Resolução CNPC Nº 43/2021 e Resolução PREVIC 23/2023); Assinaturas, quais demonstrativos de envio a PREVIC; Demonstrações Contábeis do exercício 2024 (Anexo I– Planificação Contábil); Instruções para o preenchimento das Notas Explicativas do exercício 2024: Itens obrigatórios e sugestões; Demonstrativos e Notas Explicativas referente planos transferidos gerenciamento, fusões e cisões; Pontos de Controles para a Auditoria Independente; (Resolução PREVIC 23 e 25 de 2023; Indicadores mínimos de gestão; Resolução CNPC Nº 48/2021 e 62/2024 (Elizabete Silva);
- 17h40-17h55 – Debates (Perguntas e Respostas); e
- 17h55-18h00 – Encerramento do Evento (Luiz Felipe / Roque Andrade).
Abertura:
Roque Muniz de Andrade (Roque Andrade) – Contador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.
Devanir Silva – É Administrador de Empresas, atua no setor desde 1981, desempenhando funções na ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades de Previdência Complementar. Atualmente, é Diretor Presidente da Associação. Frequentou cursos no País e no exterior, como os da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, e os seminários promovidos pelas entidades nacionais do sistema em numerosos países. É autor do Livro Fundos de Pensão e a Abrapp: História de Lutas e Vitórias. Foi representante da ABRAPP na Organização Iberoamericana de Seguridade Social.
Palestrantes:
Guilherme Campelo Bezerra – É advogado, graduado em Direito. Possui Curso Técnico em Transações Imobiliárias – Gestão e Negócios. Foi candidato a Vice-Governador do DF e candidato à presidência da OAB/DF. Além disso, foi Presidente da Comissão de Direito Tributário da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e membro da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da OAB/DF.
Narlon Nogueira – Diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social. Desde 2012 tem ocupado de forma sucessiva diferentes cargos de gestão e liderança na administração pública federal, participando ativamente da formulação, discussão e implementação de diversos atos normativos e políticas públicas relacionados à previdência social e previdência complementar.
Paulo Roberto S. Pinto – Secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social. Graduado em direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes e pós-graduado em Direito da Economia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Márcia Paim – Formada em Ciências Econômicas, Mestrado em Gestão Econômica de Negócios, MBA em Gestão em Instituições Financeiras com foco em mercado de capitais e análise de risco. Coordenadora Geral de Normatização e Políticas de Previdência Complementar na Secretaria do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social.
Cláudia Ashton – Bacharel em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Brasília – UnB, pós-graduada em Administração Pública pela FGV, MBA Gestão Previdenciária pelo Programa de Engenharia de Produção – COPPE – UFRJ (Fundação COPPETEC). Coordenadora- Geral de Orientação de Contabilidade na PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
Eduardo Lamers – Superintendente Geral da ABRAPP. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba, Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil; MBA em Previdência Complementar Fechada. Atualmente é Diretor de Previdência – Fundo de Previdência Mais Futuro.
Luciano Magalhães – Formado em Administração de Empresas, com extensão na University of Pennsylvania – The Wharton School, além de MBA em Engenharia Econômica. Atualmente é o Diretor Comercial, Produtos e Relacionamento da 4UM Investimentos. Possui certificações CGA e CPA-20 pela ANBIMA, além de vários cursos e especializações no Brasil no exterior, possui mais de 30 anos de experiência em áreas de Mercado de Capitais, voltadas para o investidor local e no exterior. É Diretor de Relação com o Mercado na ANCEP.
Giancarlo Germany – Atuário, pós-graduado em Finanças, Diretor Executivo da Mirador, Acadêmico da ANSP e Presidente do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA. Também é Membro do Comitê da América Latina da Society of Actuaries (member of the SOA Latin America Committee (LAC), considerada a maior associação atuarial do mundo, com mais de 30.000 atuários. Em 2024 foi reconhecido com o prestigioso Troféu Benchmark da revista Investidor Institucional como o melhor consultor atuarial para EFPC.
Patrícia Linhares – Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie, mestre em Direito Público com pós-MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul Escola de Negócios – SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Professora de graduação e pós-graduação em direito tributário e previdência complementar. Sócia de Linhares e Advogados Associados.
Patrícia Paz – Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Previdência Privada do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil. Possui cerca de 30 anos de experiência na área de auditoria e, atualmente, é sócia em firma de auditoria independente associada ao Ibracon.
José Costa – Membro do GT de Previdência Privada do IBRACON.
Maria Elizabete – Graduada em Ciências Contábeis e Pós graduada em Controladoria, Finanças, Auditoria e Normas Internacionais de Contabilidade. Gerente Econômico-Financeira da Fachesf (Controller). Membro do Comitê de Previdência da Fachesf. Colunista da Revista Conexão. Coordenadora da Comissão Técnica Regional-Nordeste de Contabilidade da ABRAPP. Presidente do Conselho Deliberativo da ANCEP. Especialista e Instrutora da UNIABRAPP.
Julio Pasqualeto – Mestre em Contabilidade, MBA em Controladoria, Pós Graduado em Finanças. Contador com 36 anos de experiência no mercado das EFPC. Coautor do Manual de Contabilidade aplicados às EFPC (ABRAP, ANCEP, FUCAPE). Professor, instrutor e palestrante da ANCEP. Membro da Comissão Técnica Regional-Sul de Contabilidade da Abrapp e Membro do Conselho Deliberativo da ANCEP. Certificado por prova pelo ICSS e Socio diretor da empresa PRP Soluções Contábeis LTDA.
Geraldo de Assis – Contador, Sócio-Diretor da Pension Brasil, Conselheiro Deliberativo ANCEP.
Coordenação Geral:
Roque Muniz de Andrade – Presidente
Evenilson Balzer – Diretor Técnico da ANCEP
Valores de Inscrição:
Categoria | Investimento |
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Associados | R$ 450,00 |
Não Associados | R$ 650,00 |
Observações:
ICSS: em credenciamento
CFC/CRC: em credenciamento
Cancelamentos em até 48h antes do evento
Clique aqui e baixe a Ficha de Inscrição, preencha e remeta por e-mail para a Ancep: treinamento@ancep.org.br
Patrocínio:
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