Fortalecimento das 2ª e 3ª Linhas de Defesa nas EFPC – Gestão Baseada em Riscos (GBR), com foco na Análise e Gestão de Riscos Operacionais e Corporativos (2ª Linha de Defesa) e na Auditoria Atuarial e de Benefícios (3ª Linha de Defesa)

Data: 24 de Junho de 2025 (3ª feira)

Horário: 08h30 às 18h30

Formato: Online, via Zoom.

Contatos: (21) 2253-0464 ou (21) 3520-0464

Pontuação: ICSS e PEC CFC/CRCs

Objetivo: O seminário visa capacitar profissionais das EFPC para lidar com novas exigências regulatórias, fortalecendo governança, gestão de riscos e auditoria, com foco nas 2ª e 3ª linhas de defesa.

Público-alvo: Profissionais das EFPC, como gestores de riscos, dirigentes, conselheiros, auditores, profissionais de contabilidade, compliance, TI, administração e membros de comitês, entre outros envolvidos na gestão e controle institucional.

 

PROGRAMA PRELIMINAR

Gestão Baseada em Riscos: Análise e Gestão de Riscos Operacionais e Corporativos

  • Demonstrar metodologias e estratégias de gestão de riscos corporativos e operacionais: monitorar os riscos de forma transparente e objetiva;
  • Identificar os pontos de controles e oportunidades de aprimorar a gestão de riscos corporativos na EFPC;
  • Percepção e aceitação do risco; conhecimento e habilidades; comprometimento com normas e regras;
  • Acompanhamento e gerenciamento dos mecanismos de acompanhamento e estratégias de mitigação dos riscos;
  • Estrutura dos processos e alertas dos riscos;
  • Implementação do Plano de Controle de Riscos;
  • Dashboard/Feed Back dos riscos (transparência para Governança Corporativa);
  • Atuação das áreas: controles internos, compliance officer (CCO), auditoria interna e gestores da EFPC;
  • Pontos gerais a serem observados em linha com Resolução Previc 23/2023 e destaque para os controles da Resolução CNPC 62/2024; e
  • Análise e “papel” do Conselho Fiscal na Gestão Baseada em Riscos.

Auditoria Atuarial e de Benefícios

  • Demonstrar metodologias e estratégias de gestão de riscos corporativos e operacionais: monitorar os riscos de forma transparente e objetiva;
  • Identificar os pontos de controles e oportunidades de aprimorar a gestão de riscos corporativos na EFPC;
  • Percepção e aceitação do risco; conhecimento e habilidades; comprometimento com normas e regras; e
  • Acompanhamento e gerenciamento dos mecanismos de acompanhamento e estratégias de mitigação dos riscos.

IA no Centro da Estratégia: Como Proteger Valor em um Cenário de Inovação e Incerteza

  • Estabelecer diretrizes internas enquanto a regulação oficial ainda se consolida;
  • Compreender os impactos da IA sobre a governança e a gestão de riscos;
  • O papel da liderança e a cultura organizacional na prevenção de impactos
    futuros; e
  • Integrar segurança de dados, conformidade e estratégia em torno do uso da IA.

Abertura:

Roque Muniz de Andrade – Contador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Reeleito em junho de 2024 para ocupar a função de Presidente da ANCEP pelo triênio 2024/2027.

Participações Especiais:

Rodrigo Costa Pôssas – Auditor-Fiscal da Receita Federal, Diretor de Fiscalização Substituto da Previc. Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas pela FGV.

 

Narlon Nogueira – Diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social. Desde 2012 tem ocupado de forma sucessiva diferentes cargos de gestão e liderança na administração pública federal, participando ativamente da formulação, discussão e implementação de diversos atos normativos e políticas públicas relacionados à previdência social e previdência complementar.

Devanir Silva – Administrador de Empresas, atua no setor desde 1981, desempenhando funções na ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades de Previdência Complementar. Atualmente, é Diretor Presidente da Associação. Frequentou cursos no País e no exterior, como os da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, e os seminários promovidos pelas entidades nacionais do sistema em numerosos países. É autor do Livro Fundos de Pensão e a Abrapp: História de Lutas e Vitórias. Foi representante da ABRAPP na Organização Iberoamericana de Seguridade Social.

 

Palestrantes:

Alessandra Teixeira da Silva – Analista de Sistemas, Pós-Graduada MBA em Gestão de Previdência e Fundo de Pensão – FGV/DF, MBA em Gestão de Riscos, Compliance e LGPD, Analista em Tecnologia da Informação – CEUB. Certificado ICSS – Administração Geral de Fundos de Pensão (por experiência), Analista Previdenciária e de Compliance, Instrutora de Cursos para Certificações, Consultora de Conselhos Fiscais, Diretora de Clientes-Sócia da Consultorys Consultoria Ltda. Atua no segmento desde 1998.

 

 

Francisco Carlos Fernandes – Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Sócio da PFM Consultoria e Sistemas Ltda. e professor da UNIFESP, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios. Atuação de 33 anos no mercado financeiro. Especialista em gestão de riscos, controles internos e compliance para fundos de pensão, seguradoras e bancos.

 

João Roberto Rodarte – Estatístico, Diretor Técnico Geral da Rodarte Nogueira Consultoria em Estatística e Atuária, consultor em previdência complementar e saúde suplementar, professor voluntário do curso de Ciências Atuariais (UFMG) e do MBA em Previdência Complementar (Instituto IDEAS). Atua no mercado desde 1984.

Mariana Gouvêa Custódio – Diretora de Risco e Controle da Rodarte Nogueira consultoria em estatística e atuária, graduada em Ciências Atuariais pela UFMG, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, com módulo internacional na Universidade de Ohio, atua na área de Previdência Complementar na Rodarte Nogueira, desde 2008.

Vanessa Dall Inha – Estrategista em inovação, relacionamento com o cliente, inteligência de dados e transformação digital. Com mais de 20 anos de experiência no setor, liderou áreas como comercial, atendimento, relacionamento com cliente, seguridade, operações e backoffice, conduzindo reestruturações, projetos de tecnologia e iniciativas centradas na geração de valor. Founder e Co-CEO da leValen Consultoria Especializada, onde atua como estrategista em projetos personalizados para EFPCs, conectando governança, tecnologia, experiência do cliente e estratégia comercial. Atua também como palestrante, mentora e professora de pós-graduação, nas disciplinas Relacionamento com Participantes, Gestão da Experiência do Cliente e Gestão Estratégica: Fomento, Negociação e Alta Performance, promovendo uma visão prática e provocadora sobre a evolução do setor. Possui formação em Administração (UNISUL), MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 (PUC-RS), Pós-graduação em Previdência Complementar (Verbo Jurídico), e atualmente cursa o MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance (PUC-RS). É certificada pelo ICSS, em Metodologias Ágeis (SCRUM) e Especialista UniAbrapp. Cocriadora do grupo “Mulheres na Previdência”, que conecta mais de 950 profissionais do setor, tem como propósito provocar reflexão e ação por meio de abordagens práticas e inspiradoras, traduzindo a inteligência artificial em uma aliada da estratégia e da proteção de valor nas EFPCs.

Germana Vogt – Risk Officer na Quanta Previdência, Advogada, Auditora Líder ISO/IEC 42001, ICSS em Administração, Especialista em Governança Corporativa e Gestão de Riscos, coordenadora do Grupo de Estudos de Previdência Complementar da CESPC da OAB/RS e Membro da Comissão de Ética e Compliance da FEDERASUL.

Soraia Cancella – Graduada em Administrações de Empresas, Ciências Contábeis, MBA em Gestão de Negócios, Especialização em Administração Financeira e certificada, pela SUSEP, em Controles Internos. Com mais de 17 anos de atuação como Consultor e Auditor Interno na Indústria Financeira. Sua carreira inclui a realização de trabalhos de Auditoria Interna, Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance, Sarbanes-Oxley e Due Dilligence. Profissional com experiência no aprimoramento técnico-profissional de auditores e consultores, especialmente na disseminação de conceitos técnicos de auditoria interna, metodologia de auditoria baseada no COSO, gestão de riscos, controles internos e normas regulatórias. Responsável por condução estratégica, tática e financeira dos projetos de auditoria interna, gestão de riscos e assessoramento ao Conselho fiscal, e na administração da carteira de clientes nas entidades supervisionadas pela PREVIC e SUSEP e Entidades fechadas de Previdência Complementar em trabalhos de Auditoria Interna e Controles Internos. Desenvolveu projetos focados em avaliação e implementação de estrutura e estratégia para as áreas de auditoria interna, gestão de riscos e controles e compliance. Sua sólida experiência inclui vários projetos, incluindo produtos financeiros, requisitos regulatórios e de autorregulação locais (Susep, Bacen, CVM, Previc, ANS). Profissional com amplo conhecimento em implementação de PLD com desenvolvimento de politicas, estudo de riscos de PLD, processo de monitoramento de PLD, relatório de avaliação de efetividade, especificação de requisitos para sistema de PLD, bem como treinamentos técnicos sobre o tema para o mercado em geral.

Daniela Sedel – Graduada em Ciências Atuariais pela PUC-SP, MBA em Gestão Atuarial e Financeira pela FIPECAFI, membro do IBA – MIBA 1721, certificada, pelo IBA, como Atuário Técnico e Atuário Auditor nos segmentos de Seguros, Resseguros, Capitalização, Previdência e Saúde, e certificação CPA-20 emitido pela ANBIMA. Possui 19 anos de experiência em trabalhos atuariais relacionados à consultoria e auditoria nos segmentos de previdência complementar, seguros, saúde e empresas de capitalização e é membro do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA (nº 1.721), do Comitê Técnico de Entidades Fechadas e de Benefícios pós-emprego, do IBA. Possui sólida experiência no mercado de previdência e seguros, bem como em auditoria atuarial e de benefícios em Fundos de Pensão e em projetos atuariais visando a contabilização, pelas empresas, dos passivos de benefícios pós-emprego, em atendimento as normas contábeis nacionais e internacionais. Adicionalmente, sua experiência inclui gestão de EFPC, como membro de Diretoria Executiva. Assessorou Conselhos Fiscais de Entidades Fechadas de Previdência Complementar, para atendimento às regras e práticas de governança previstas na Resolução MPAS/CGPC 13 de 01/10/2004, observando aspectos de controles internos e normas regulatórias. Responsável por condução de processos de Due Dilligence em operações de fusão e aquisição – processos regionais e globais, incluindo consultoria em relação ao Plano de Previdência pós-compra com atuação em mapeamento de processos e alteração de plano (adesão e retirada de patrocínio, processo de cisão, incorporação, migração e transferência de plano para outra entidade/veículo financeiro).

Coordenação Geral:
Roque Muniz de Andrade – Presidente
Evenilson J. Balzer – Diretor Técnico da ANCEP

Valores de Inscrição:

Categoria Investimento
Associados R$ 500,00
Não Associados R$ 700,00

Observações:

ICSS: em credenciamento
CFC/CRC: em credenciamento
Cancelamentos em até 48h antes do evento

Clique aqui e baixe a Ficha de Inscrição, preencha e remeta por e-mail para a Ancep: treinamento@ancep.org.br

Patrocínio:

Bez Auditores
Consultory's Consultoria
KPMG Auditores Independentes
LeValen - Consultoria Especializada
Moore Brasil
Moreira Auditores
PFM Consultoria
PRP Soluções
Rodarte Nogueira - Consultoria em Estatística e Atuária

Apoio:

Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
UniAbrapp - Universidade Corporativa da Previdência Complementar
ASC Prev - Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar
Conecta Soluções Associativas
Instituto Brasileiro de Atuários
ICDS - Instituto Connect de Direito Social
ICSS - Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social
Superintendência Nacional de Previdência Complementar
Associação dos Fundos de Pensão do Paraná
Quanta - Previdência Cooperativa
Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
Tchê Previdência - Associação Rio-Grandense de Entidades Fechadas de Previdência Complementar