Ancep é recebida na Previc

ANCEP é recebida na PREVIC

Ancep é recebida na Previc

O comando da ANCEP foi recepcionado em 25.04.2023 em reunião na PREVIC para uma ampla conversa sobre pontos que a Associação julga da maior importância para que sejam alcançados novos avanços na agenda de nosso sistema, na busca de aprimoramentos nos procedimentos contábeis e ajustes nos normativos.

O Diretor- superintendente de nosso órgão supervisor, Ricardo Pena, ouviu com atenção e declarou ao final que as sugestões levadas a ele merecem sem dúvida “uma avaliação aprofundada”, pelo muito que poderão contribuir ao aperfeiçoamento do quadro atual.

O Presidente Roque Muniz destacou a recepção positiva dada por Ricardo Pena à pauta levada pela Ancep, fazendo crer que o amadurecimento das conversas levará a novos avanços. O conselheiro Geraldo de Assis Souza Júnior, por sua vez, ressaltou o diálogo amplo e o elevado nível técnico em que transcorreu, realçando com isso o papel de nossa Associação enquanto interlocutora qualificada.

Além do Presidente Roque, participaram pela ANCEP o Vice-presidente Evenilson de Jesus Balzer, a Diretora Técnica Maria Elizabete da Silva , o Presidente do Conselho Deliberativo, Dionísio Jorge da Silva e o Conselheiro Geraldo de Assis Souza Júnior, acompanhados de João Carlos Ferreira, Vice-presidente da Abrapp. Pela Previc, ao lado de Ricardo Pena estavam o Diretor de Normas, Alcinei Cardoso Rodrigues, o Coordenador-Geral de Orientação de Atuária, Christian Catunda, e a Coordenadora-Geral de Orientação Contábil, Claudia Ashton.

Entre os assuntos levados pela ANCEP à PREVIC estavam questões como:

  1. Flexibilização dos recursos administrativos para fins de fomento da previdência complementar fechada;
  2. Rever a participação do Fundo Administrativo nos planos de benefícios;
  3. Rever a base de cálculo do limite da Taxa de Adm. (1%) para o maior entre o Patrimônio Líquido do Plano e os Recursos Garantidores;
  4. Reativar o sistema prévio de validação dos arquivos xml contábil fora do STA, como ocorria até 31.12.2020;
  5. Instabilidade constantes no STA;
  6. Segregação das informações extra contábeis dos balancetes contábeis;
  7. Participação ativa da ANCEP e Comissões de Contabilidade nas alterações normativas contábeis; e
  8. Análise sobre a implantação do CNPJ por plano de benefícios.