Radar Ancep

O podcast da Ancep! Análises e opiniões de técnicos e lideranças do setor de previdência complementar, em áudio.

===============================

19/03/2024 – Giancarlo Giacomini Germany – Formado em Ciências Atuariais pela UFRGS, pós-graduado em Finanças pela PUC-RS e em Financial Management & Capital Markets pelo New York Institute of Finance. Diretor Executivo da Mirador, Acadêmico da ANSP e Vice Presidente do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA.

 

===============================

12/03/2024 – Marina Vieira Fabro – Diretora Executiva da Data A. Administradora de empresas pela ÚNICA e designer gráfica pela UFSC, é GDista e pós-graduada em Gestão da Previdência Complementar pela CESUSC, com certificado em gestão de operações pela universidade de Warton, em gestão de pessoas pelo IBMEC. Liderou projetos de governança e equipes de gestão de passivo para mais de 12 EFPCs, bem como times de tecnologia, pós-vendas e atenção a clientes (B2B e B2C).

 

===============================

27/02/2024 – Dionísio Silva – Contador. Mestre em Controladoria, consultor de Conselhos fiscais de EFPC e consultor Contábil de EFPC. Presidente do Conselho Deliberativo da Ancep, Diretor Vice Presidente de Controle Interno do CRCDF. Professor de Pós Graduação da FGV DF. Diretor Técnico da Consultorys Consultoria. Atua no segmento desde 1981.

 

===============================

15/02/2024 – José Roberto Ferreira – Sócio-Diretor da Rodarte Nogueira & Ferreira e ex-Diretor Superintendente da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

 

===============================

10/02/2024 – Jorge Luíz Berzagui – Bacharel em Ciências Econômicas (ULBRA); Pós-Graduação em Direito da Empresa e Economia (FGV); Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UNISINOS); Certificação em Administração, Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

 

===============================

06/02/2024 – Eduardo Flores – Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo. Coordenador Técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade. Membro do Advisory Council da Fundação IFRS. Consultor e Parecerista.

 

===============================

29/01/2024 – Ana Paula Ghiu – Gerente Executiva de Compliance, Riscos e Controles Internos (GECOMP) da FAPES.

 

===============================

02/01/2024 – Tassiana Lacort – Atua na área de Previdência há 20 anos. Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade FUCAPE Business School, Especialista em Controladoria pela Universidade de Brasília –UNB. Atualmente a frente da Auditoria Interna da Fundação Banco Central de Previdência Privada – Centrus, Coordenadora da Comissão Técnica de Contabilidade Centro Norte e Membro do Colégio de Coordenadores da Abrapp

 

===============================

26/12/2023 – Alcinei Cardoso Rodrigues – Mestre em Economia Política pela PUC/SP e Pós-Graduado no Curso de Extensão em Previdência Complementar da PUC/RJ. Trabalhou como Assessor de Diretoria de Investimentos em Holding de Investimentos por cinco anos. E também, em duas das maiores Entidades de Previdência Complementar do Brasil por treze anos, atuando como Gerente de Participações Mobiliárias (carteiras de longo prazo das EFPC, como private equity, ações e imóveis). Foi membro de Conselho de Administração e Fiscal de diversas companhias listadas, de 2006 a 2016, nos setores de Óleo e Gás, Energia, Telefonia, Logística, etc. Foi membro de diversas Comissões Técnicas da ABRAPP, tais como: controles Internos, Gestão Corporativa, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. Além disso, foi Economista do DIEESE (1993 a 2003).

 

===============================

05/12/2023 – Nilton Molina – Ao longo de mais de 56 anos de atuação no mercado segurador, Nilton Molina acumulou ampla experiência que hoje o coloca entre os mais conceituados especialistas do ramo de seguro de vida e previdência. Esteve à frente de grandes iniciativas do setor, tanto no aspecto empresarial como institucional, tendo participado ativamente de todo o processo de criação e desenvolvimento da legislação previdenciária, desde a elaboração da Lei 6435 de 1977. Durante a carreira, foi membro do Conselho Nacional de Seguros Privados e do Conselho de Seguridade Social do Governo Sarney entre 1985 e 1990. De 2014 a 2018 foi designado membro titular do Conselho Nacional de Previdência Social. Molina participou da criação de inúmeras empresas, merecendo destaque a Bradesco Vida e Previdência, a Icatu Seguros e Capitalização, a Brasilcap e a Federal Cap. É presidente do Conselho de Administração e acionista controlador da MAG Seguros, um dos maiores grupos independentes de vida e previdência do mercado, resultado da associação entre a Mongeral, a Seguradora mais antiga e uma das mais sólidas do Brasil com a Aegon, grupo internacional com sede na Holanda, com ativos financeiros superiores a EUR 747 bilhões. Preside, também, o Conselho Deliberativo da MAG Fundo de Pensão Multipatrocinado e o Instituto de Longevidade, organização sem fins lucrativos dedicado a discutir os impactos sociais e econômicos do fenômeno da longevidade no País. Presidente da Diretoria e do Conselho de Administração da Augustus Holding S/A, desde 1967. Compõe o Conselho Consultivo da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização); É membro Vitalício do Conselho Superior, órgão máximo de governança da Associação Comercial de São Paulo; Ocupa o Conselho Superior da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência) e é vice-presidente do Conselho de Administração do SICOOB Seguradora de Vida e Previdência S/A. Membro-Fundador do Fórum Mário Petrelli de Fomento do Mercado de Seguros, Previdência, Capitalização e Resseguros Privados, criado em 2021. Também em 2021 foi lançado seu livro biográfico “O vendedor de futuros – Nilton Molina: a trajetória de um vencedor”, pela editora Geração, autoria de Luis Costa Pinto.

 

===============================

05/12/2023 – Luís Ricardo Martins – Advogado, atual Diretor Superintendente da MAG Fundo de Pensão, Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp, e Membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Foi Diretor Presidente da Abrapp, Diretor Presidente da OABPrev-SP, Diretor Jurídico Abrapp, Conselheiro Seccional da OAB/SP, Diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo-CAASP, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Vice-Presidente do SINDAPP – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar e Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC, representando as EFPCs.

 

===============================

28/11/2023 – Selina Petersen – ​Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairú – BA. MBA em Gestão de Previdência Complementar – UniAbrapp/FIA, Especialista em Contabilidade Gerencial e Controladoria – UFBA, Gerente de Controladoria e Contabilidade da NÉOS PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR.

 

===============================

14/11/2023 – Jarbas de Biagi – Advogado e Mestre em Direito Previdenciário. Atual Diretor Presidente da Abrapp, Diretor Financeiro (AETQ) da OABPREV-SP e Diretor da Mutuoprev. Foi presidente no Banesprev-Fundo Banespa de Seguridade Social, Conselheiro Fiscal e Conselheiro Deliberativo da ENERPREV – Entidade de Previdência Privada do Grupo EDP. Presidente do Sindapp – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Diretor Executivo da Abrapp. Integrante do CGPC – Conselho de Gestão de Previdência Complementar, Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC e Membro Titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representando as EFPCs.

 

===============================

08/11/2023 – Jarbas de Biagi – Advogado e Mestre em Direito Previdenciário. Atual Diretor Presidente da Abrapp, Diretor Financeiro (AETQ) da OABPREV-SP e Diretor da Mutuoprev. Foi presidente no Banesprev-Fundo Banespa de Seguridade Social, Conselheiro Fiscal e Conselheiro Deliberativo da ENERPREV – Entidade de Previdência Privada do Grupo EDP. Presidente do Sindapp – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Diretor Executivo da Abrapp. Integrante do CGPC – Conselho de Gestão de Previdência Complementar, Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC e Membro Titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representando as EFPCs.

 

===============================

01/11/2023 – Walter Mendes – Brasileiro, Economista, com maior parte da vida profissional em posições ligadas à gestão de investimentos, tais como: Chefe de Pesquisa de Investimento do Unibanco; Head da Schroder Investment Management Brasil e Diretor de América Latina da Schroder Investment Management PLc.; Superintendente de Renda Variável do Banco Itaú; Sócio gestor da Cultinvest Asset Management e Diretor Executivo do Comitê de Aquisições e Fusões.

 

===============================

16/10/2023 – Maria Inês Murgel – Doutora em Direito Tributário pela UFMG. Coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET, em BH. Diretora da Associação Brasileira de Direito Tributário – Abradt. Membra das Comissões de Direito Tributário e de Direito Cooperativista da OAB/MG Ex-Conselheira do CARF. Advogada sócia da JCM Advogados.

 

===============================

26/09/2023 – Sérgio Magalhães – Gestor Atuarial da Fachesf; Especialista em Modelagem Financeira e de Negócios; Gestor de Portfólio de Investimentos; Especialista em Gestão Estratégica, Análise e Reporte de Indicadores; Membro do Comitês de Investimentos e de Previdência da Fachesf; Membro do GT para Prospecção de Novos Planos de Benefícios Previdenciários da Fachesf; Administrador de Carteiras – CVM.

 

===============================

12/09/2023 – Paula Campidele – Pós-graduada em MBA Controller pela Fipecafi, com mais de 16 anos de experiência em Controladoria, sendo 13 anos no mercado de Previdência Privada. Atuação em grandes EFPCs, responsável por criação de áreas, implantação de sistemas e perfis de investimento. Sócia da @Campidele&Nazareth, empresa de BPO que atua em diversas áreas dentro das EFPC’s, inclusive PMO de sistemas.

 

===============================

05/09/2023 – Francisco Carlos Fernandes – Doutor em Ciências Contábeis, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Bacharel em Ciências Contábeis. Experiência de 35 anos em controladoria e gestão de riscos. Consultor especialista em gestão de riscos e controles internos para fundos de pensão, respondendo atualmente pelas avaliações periódicas de riscos e controles de mais de 70 entidades. Especialista em gestão de riscos corporativos, com projetos desenvolvidos em empresas de diversos portes e segmentos econômicos, destacando-se: Natura, Cielo, Grupo Martins, Brasil Ecodiesel e ETH Bioenergia. Experiência na concepção de modelos e na implantação e desenvolvimento de ferramentas e sistemas.

Parte 1:

Parte 2:

 

===============================

15/08/2023 – Luciano Magalhães – Sócio e Diretor Comercial, Produtos e Relacionamento da 4UM Investimentos, Diretor de Controles e Processos do Mercado da ANCEP, Especialista e Membro da Comissão Técnica de Investimentos da Abrapp e do GT CNPJ por Plano, e Membro da Comissão Temática de Administração e Custódia da ANBIMA. Formado em Administração de Empresas, com extensão na University of Pennsylvania – The Wharton School, MBA em Engenharia Econômica pela UFRJ e Seguros e Previdência pela Universidade Mackenzie. Com certificações ICSS, CGA e CPA-20 pela ANBIMA, possui mais de 35 anos de experiência no mercado de capitais, com foco em investidores locais e estrangeiros. Trabalhou como executivo em empresas de grande porte, como Itaú Unibanco, Chase, Santander, SulAmérica e Montrealbank, onde foi responsável por áreas Comerciais e de Produtos, Operações, Controladoria, Administração Fiduciária, Passivo de EFPC e RPPs, e Gestão.

 

===============================

01/08/2023 – Dionísio Jorge da Silva – Atua no segmento da Previdência Complementar Fechada desde 1981. É Contador, Mestre em Controladoria, Presidente do Conselho Deliberativo da Ancep, Professor de Cursos de Pós-Graduação, Consultor Contábil de EFPCs, Consultor de Conselhos Fiscais de EFPCs e Diretor Técnico da Consultorys Consultoria.

 

===============================

04/07/2023 – Júlio César Pasqualeto – Mestre em Contabilidade/Finanças pela UNISINOS – Universidade Vales dos Sinos de São Leopoldo/RS, MBA em Controladoria pela FARGS Faculdade Riograndense e Pós Graduado em Finanças pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Ciências Contábeis pela PUCRS. Possui 35 anos de atuação nos fundos de pensão. Professor universitário UNIRITTER/RS. Professor de Pós Graduação na CESUSC – Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Ltda, Ministra cursos em EAD e instrutor da ANCEP. Membro da Comissão ABRAPP de Contabilidade e Conselheiro da ANCEP. Desde 2010 é Sócio Diretor da empresa PRP Soluções Contábeis LTDA.

 

===============================

27/06/2023 – Geraldo de Assis Souza Júnior – Atual Secretário Executivo Nacional das Comissões Técnicas Regionais de Contabilidade da ABRAPP, Conselheiro Deliberativo da ANCEP e Conselheiro Fiscal contratado pelo patrocinador da ENERPREV e ACEPREV. Ex-presidente do Conselho Fiscal do SINDAPP no período de 2008 a 2013, Coordenador e professor de cursos de graduação de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais e do curso de MBA em Previdência Complementar promovido pela PUCMINAS em parceria com o Instituto IDEAS.

 

===============================

14/06/2023 – Glewerson Luiz Caron – Advogado, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Previdência Complementar, Prática em formatação e implantação de Planos Previdenciários.Ocupa atualmente o cargo de Gerente Executivo de Relacionamentos e Negócios da Fundação Copel.

 

===============================

31/05/2023 – Leonardo Moraes – Presidente interino e diretor de Riscos e Finanças da Petros.
Formado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado em Matemática, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Leonardo Moraes, nosso diretor de Riscos, Finanças e Tecnologia, possui certificação FRM (Financial Risk Manager). Na Petrobras, trabalhou nas áreas de Tecnologia da Informação e de Estratégia Corporativa, tendo participado da criação e estruturação da Gerência Executiva de Riscos da companhia. Tem ampla experiência em gestão e comandou as áreas de Risco Estratégicos e Análises Quantitativas de Riscos da Petrobras.

 

===============================

23/05/2023 – Eduardo Flores – Eduardo Flores é Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP. Membro do Conselho Consultivo da Fundação IFRS – Londres.

 

===============================

16/05/2023 – Paulo Machado – É sócio da JCM Consultores, ex-conselheiro do CARF e professor do IBMEC. Mestre e Doutor em Contabilidade e Controladoria pela UFMG. Pós-graduado em Finanças e Controladoria pela FGV e especialista em Planejamento Tributário e Gestão Tributária pela IBEP. Vencedor do prêmio CAPES de melhor tese de doutoramento em 2021 com o trabalho intitulado: O impacto da complexidade tributária e dos parcelamentos especiais na tomada de decisão da (des)obediência tributária das empresas brasileiras listadas na B3: um estudo sob a ótica da teoria dos jogos. Lecionou nas faculdades IBMEC, UNIBH, UFMG, IEC/PUC, Novos Horizontes e IETEC. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Fiscal, Gerenciamento Tributário, Compliance Fiscal, Planejamento Tributário, Contabilidade Fiscal e Contabilidade.

 

===============================

02/05/2023 – Bruno da Silva Xavier – Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, registrado no CORECON/MG nº 8299, pós-graduado MBA em Finanças pela Faculdade de Economia e Finanças IBMEC/RJ, Certificação de Especialista em Investimentos Anbima (CEA). Sócio Coordenador de Investimentos da Rodarte Nogueira Consultoria em Estatística e Atuária.

 

===============================

27/04/2023 – Thiago Celani – É formado em Administração de Empresas pelo UniCEUB/DF, com Pós-Graduação em Mercado Financeiro e Investimentos pela Universidade de Brasília/UnB, possui certificação profissional CPA-20 Anbima e 20 anos de experiência no segmento de Previdência Fechada Complementar. Construiu sua carreira na área de investimentos, tendo passado por áreas de gestão, controladoria, BackOffice, conformidade e riscos.

 

===============================

19/04/2023 – Elizabeth Nouh Pego – Graduada em Matemática pela PUC – RJ e Ciências Atuariais pela SUESC. É certificada pelo ICSS desde 2015, membro nº 1175 do IBA e desde ago/2017 está como Diretora de Previdência da Sistel. Visão integrada de gestão de planos de previdência complementar adquirida em mais de 30 anos de experiencia, prestando serviços nas principais consultorias atuariais (STEA, TOWERS (atual WTW e MERCER), em seguradora (Unibanco AIG) e em fundos de pensão multpatrocinados (MÚLTIPLA (Unibanco) e IFM (Itau Fundo Multipatrocinado). Também foi membro do Conselho Deliberativo do Mercerprev Fundo Multipatrocinado como representante da Patrocinadora entre 2014-2016.

 

===============================

10/04/2023 – Luciano Magalhães – Sócio e Diretor Comercial, Produtos e Relacionamento da 4UM Investimentos, Diretor de Controles e Processos do Mercado da ANCEP, Especialista e Membro da Comissão Técnica de Investimentos da Abrapp e do GT CNPJ por Plano, e Membro da Comissão Temática de Administração e Custódia da ANBIMA. Formado em Administração de Empresas, com extensão na University of Pennsylvania – The Wharton School, MBA em Engenharia Econômica pela UFRJ e Seguros e Previdência pela Universidade Mackenzie. Com certificações ICSS, CGA e CPA-20 pela ANBIMA, possui mais de 35 anos de experiência no mercado de capitais.

 

===============================

29/03/2023 – Cícero Dias – Atuário, mestre em economia e doutor em estatística. Cursou especialização em áreas de Data Science (machine learning e IA) e Business Intelligence, bem como é especializando em Neurociência, Consumo e Marketing. Mais de 20 anos de experiência em previdência social, complementar e saúde suplementar, onde atuou como sócio, consultor, perito judicial, gestor e executivo. Tem se dedicado às áreas de Gestão Baseada em Dados, Economia Comportamental e Planejamento Financeiro e Previdenciário. Atualmente é Diretor de Seguridade da Funpresp-Exe, membro do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Regimes Próprio de Previdência Social – CONAPREV e representante regional do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA. É professor adjunto da UFPE e de cursos de especialização em atuária, demografia, previdência complementar e social.

 

===============================

22/03/2023 – Alessandra Patrícia T. Silva – Diretora de clientes, Consultora Máster e CEO da Consultorys. Pós-Graduada MBA em Gestão de Previdência e Fundo de Pensão – FGV/DF, MBA em Gestão de Riscos, Compliance e LGPD, Analista em Tecnologia da Informação – CEUB. Certificado ICSS – Administração Geral de Fundos de Pensão (por experiência), Professora Conteudista do EAD de Controles Internos e Risco Operacional da ABRAPP, Instrutora de Cursos da ANCEP e SUPORTE. Co-Autora do Livro: Um Enfoque de Controles Internos nos Fundos de Pensão. Experiência em EFPC 20 anos.

 

===============================

15/03/2023 – Edevaldo Fernandes da Silva – Graduado em Economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo. Mestre em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Pensão pela Universidad de Alcalá/OISS Madri/Espanha, com MBA em Data Science & Analytics pela Universidade de São Paulo – USP/Esalq, MBA em Banking pela Universidade Mackenzie e de Extensão no Curso para Reguladores em Mercados de Capitais pela Bovespa Educacional.

 

===============================

08/03/2023 – Maria Constança Carneiro Galvão – Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-Graduada em Auditoria pela Fundação Visconde de Cairu – Salvador/B, é Sócia Diretora da Rencont Consultoria e Assessoria Contábil S/S – EPP, com uma muito ativa presença na vida da comunidade contábil, especialmente na Bahia. Detentora da Comenda Maria Quitéria pela Câmara Municipal do Salvador, proposição da então vereadora Eronildes Vasconcelos, ex-Deputada Federal, Detentora da Medalha Militino Rodrigues Martinez, instituída pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia.

 

===============================

02/03/2023 – Eder Carvalhaes da Costa e Silva – Graduado em Matemática com ênfase em Atuária pela UFRJ, possui Mestrado em Administração pela FGV e Pós-Graduação pela ESPM-RJ. É certificado pelo ICSS, Conselheiro Independente formado pelo IBGC e Membro nº 641 do IBA, do qual foi diretor.
Desde os anos 80, interagiu com mais de 150 conselhos deliberativos de fundos de pensão de empresas dos EUA, Europa e Ásia. Essa experiência foi partilhada com o segmento por meio de seu livro “Revolucionando os Conselhos dos Fundos de Pensão, da Editora PoloBooks.

 

===============================

07/02/2023 – Dionísio Jorge da Silva – Contador, certificado pelo ICSS, mestre em controladoria pela UnB, presidente do Conselho Deliberativo da Ancep, diretor técnico da Consultorys Consultoria, e professor de curso de pós graduação.

 

===============================

30/01/2023 – Carlos Alberto Pereira – Engenheiro Agrônomo. Diretor Presidente da SIAS. MBA – Administração e Negócios. MBA – Controladoria e Finanças. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Profissional de Seguridade Certificado pelo ICSS. Diretor da ABRAPP – 2005 a 2007. Diretor do SINDAPP – 2011 a 2016, responsável pela área de Promoção da Ética. Diretor Vice-Presidente do SINDAPP – 2017 a 2019. Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – 2017 a 2020. Atualmente Diretor da ABRAPP, responsável pela área de Governança e Risco.

 

===============================

25/01/2023 – Antônio Carlos Bastos d’Almeida – Pós-graduado em MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV), graduado em Administração (UFMG) e em Ciências Contábeis (UNA). Assessor de Riscos e ARGR da Fundação Forluminas de Seguridade Social – FORLUZ.

 

===============================

17/01/2023 – Guilherme Micota Stipp – Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestrando em economia pela Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV). Palestrante acadêmico na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) sobre Economia e Finanças. Atuou entre 2017 e 2018 como assessor de investimentos na Phi Investimentos. Desde 2019 é economista da área de Análise & Gestão da 4UM Investimentos.

 

===============================

27/12/2022 e 03/01/2023 – Luciano Magalhães – Sócio e Diretor Comercial, Produtos e Relacionamento da 4UM Investimentos, Diretor de Controles e Processos do Mercado da ANCEP, Especialista e Membro da Comissão Técnica de Investimentos da Abrapp e do GT CNPJ por Plano, e Membro da Comissão Temática de Administração e Custódia da ANBIMA. Formado em Administração de Empresas, com extensão na University of Pennsylvania – The Wharton School, MBA em Engenharia Econômica pela UFRJ e Seguros e Previdência pela Universidade Mackenzie. Com certificações ICSS, CGA e CPA-20 pela ANBIMA, possui mais de 35 anos de experiência no mercado de capitais. Será um dos expositores no evento sobre elaboração das demonstrações contábeis de 2022, dias 16 e 17 de janeiro próximos.

 

===============================

20/12/2022 – Geraldo de Assis – Sócio Diretor da Pension Brasil, Conselheiro da Ancep e Secretário-Executivo do Colégio de Contabilidade da Abrapp e Ancep.

 

===============================

12/12/2022 – Rodrigo Sisnandes Pereira – Diretor na ABRAPP e Presidente da Fundação Família Previdência dede 2018, está na diretoria desde 2016, quando assumiu o cargo de Diretor de Seguridade.
Mestre em Administração e Negócios pela PUC-RS, Especialista em Direito e Prática Previdenciária pela Faculdade do Ministério Público FMP-RS, especialista em Gestão Pública e em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Especialista e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentátel pela UNINTER e graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

 

===============================

06/12/2022 – Patricia Linhares – Sócia do escritório Linhares e Advogados Associados. Graduada pela Universidade Mackenzie e mestre pela PUC-SP. Pós-MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul – Escola de Negócios. Extensão MBA pela European School of Management and Technology-ESMT (Alemanha). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Conselheira certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Professora de pós-graduação em previdência complementar e direito tributário. Autora e coautora de livros e artigos em previdência complementar.

 

===============================

29/11/2022 – Marlene Ribeiro Silva – Mestre em Econômia pela Universidade de Brasília – Aréa de Concentração: Gestão Previdenciária – 2012, com pós graduação em uma dezena de diferentes áreas do Direito, é Coordenadora Jurídica da Funcef desde 1999 e antes disso assessora jurídica de diferentes entidades fechadas.

 

===============================

22/11/2022 – José Claudio Costa – Costa é formado em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior de Santo André (IESA) e especializado em normas internacionais de contabilidade (IFRS) pela FIPECAFI/USP. Participou de diversos cursos e seminários internos e externos de especialização com destaque para os cursos de gestão realizados na Fundação Dom Cabral e na Escola de M arketing Industrial e o curso do Programa ELO. Ao longo dos últimos anos, participou como instrutor em treinamentos da ANCEP sobre demonstrações financeiras.

 

===============================

16/11/2022 – Luís Ricardo Martins – Atual Diretor Presidente da Abrapp, Diretor Superintendente da MAG Fundos de Pensão e Membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Foi Diretor Presidente da OABPrev-SP, Diretor Jurídico Abrapp, Diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo-CAASP, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Conselheiro Seccional da OAB/SP, Vice-Presidente do SINDAPP – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC.

 

===============================

08/11/2022 – Edson Arisa – Há mais de 40 anos na PricewaterhouseCoopers. Especializado em auditoria de instituições financeiras e Seguradoras há mais de 30 anos. Sócio encarregado pela auditoria de Instituições Financeiras, Seguradoras, Fundos de Pensão, dentre outros, da PwC, sócio membro da área de Qualidade (R&Q) da PwC Brasil. Certificação como auditor independente junto a ao Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI) para atuar em (i) Companhias Abertas, (ii) Instituições Financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e (iii) Seguradoras supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie, São Paulo. Presidente da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC) e Coordenador Técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC. Membro do Grupo de Instituições Financeiras do IBRACON.

 

===============================

25/10/2022 – Júlio Pasqualeto – É Mestre em Contabilidade/Finanças pela UNISINOS – Universidade Vales dos Sinos de São Leopoldo/RS, MBA em Controladoria pela FARGS Faculdade Riograndense e Pós-graduado em Finanças pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Ciências Contábeis pela PUCRS. Possui 34 anos de atuação nas áreas de controladoria e contabilidade de fundos de pensão. Professor universitário UNIRITTER/RS. Professor de Pós-graduação na CESUSC – Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Ltda, Ministra cursos em EAD e instrutor da ANCEP. Membro do Conselheiro Deliberativo da ANCEP. Desde 2010 é Sócio-Diretor da empresa PRP Soluções Contábeis LTDA.

 

===============================

18/10/2022 – Paulo Machado – Doutor e Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação na mesma área pela PUCMINAS, além de pós-graduação em Finanças e Controladoria pela FGV e especialista em Planejamento Tributário e Gestão Tributária pela IBEP. Foi vencedor do prêmio CAPES 2021, sendo a primeira tese de contabilidade a ganhar esse prêmio desde o início da premiação. Lecionou nas faculdades IBMEC, UNIBH, UFMG, IEC/PUC, Novos Horizontes e IETEC. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Fiscal, Gerenciamento Tributário, Compliance Fiscal, Planejamento Tributário, Contabilidade Fiscal e Contabilidade. Atualmente é sócio da JCM Consultores, JCM Contabilidade, Professor no IBMEC de Planejamento Tributário e Conselheiro do CARF.

 

===============================

11/10/2022 – Márcio Lima Medeiros – Atual Presidente do Conselho Deliberativo do GEIPREV.
Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UNB) e Master en Direccion y Gestion de Planes y Fondos de Pensiones pela Universidade de Alcalá e Organización Iberoamaericana de Seguridad Social.

 

===============================

03/10/2022 – Thaís Mendonça – Graduada em Ciências Atuariais pela UFRJ, com extensão em Finanças pelo COPPEAD e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Certificada pelo ICSS, membro do IBA e da Comissão Técnica de Estratégias e Criação de Valor Sudeste da ABRAPP. Executiva com mais de 15 anos de experiência na área de Previdência Complementar atuando em consultoria e gestão de benefícios em empresas multinacionais/nacionais e atualmente Gerente Atuarial, de Relacionamento e Comunicação na TELOS (EFPC da Claro/Net/Nextel/Embratel).

 

===============================

28/09/2022 – Lucas Nóbrega – Atuando na Previdência Complementar desde 2007, é atualmente presidente da Fundação Libertas de Seguridade Social, fundo de pensão ligado às estatais mineiras, após ter sido Diretor Superintendente da Previbayer entre 2012 e 2019. Acumulou ampla experiência em gestão de EFPC’s 108 e 109, exercendo a função de AETQ, ARPB, ARGR e responsável frente à ANS.

 

===============================

20/09/2022 – Luiz da Penha – Diretor de Administração e Finanças da FACHESF, Luiz é Engenheiro Eletricista de formação, Especialista em Finanças Coorporativas pela FGV/UNICAP e mestre em Economia pela UFPE. Após cerca de 20 anos atuando na área de engenharia elétrica, adotou como 2a carreira a área financeira, mais especificamente em investimentos de EFPC.

 

===============================

13/09/2022 – Guilherme Micota Stipp – Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestrando em economia pela Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV). Palestrante acadêmico na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) sobre Economia e Finanças. Atuou entre 2017 e 2018 como assessor de investimentos na Phi Investimentos. Desde 2019 é economista da área de Análise & Gestão da 4UM Investimentos.

 

===============================

06/09/2022 – Guilherme Velloso Leão – É economista com MBA em Finanças e Mestre em Economia. Diretor Presidente da Mais Previdência, Presidente do ICSS (gestão 2020/2023) e Diretor da Associação Comercial de MG – ACMinas. Foi diretor executivo da Abrapp gestões 2014/2016 e 2017/2020. Atua no segmento de previdência complementar há mais de 20 anos, tendo sido Economista-chefe da Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas por 10 anos.

 

===============================

23/08/2022 – Carlos Augusto Pereira – Possui graduação em Processamento de Dados (2001) e Ciências Contábeis (2004), MBA em Controladoria e Finanças (2005) e Mestrado em Ciências Contábeis (2014). É Coordenador de Programação Econômico-Financeira na Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e membro da Comissão Técnica de Contabilidade Centro-Norte da ABRAPP/ANCEP.

 

===============================

16/08/2022 – Cristiano Rocha Heckert – Possui graduação (1999), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). É servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, aprovado em 1º lugar no concurso de 2005. Atualmente é Diretor-Presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo – Funpresp-Exe.

 

===============================

09/08/2022 – Fábio Junqueira – Pós-doutorado em “Novas Tecnologias e Direito” pelo Mediterranea International Centre for Human Rights Research (MICHR) da Università Mediterranea di Reggio Calabria (2021). Doutor em Direto Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito Tributário pela UFMG. É especialista em Direito de Empresas pela PUC/MG. Coordenador do curso de Pós-Graduação em Direito Tributário do IBET em Belo Horizonte. Professor de Direito Tributário do IBET. do curso de especialização em Previdência Complementar do CESUSC e do curso de Pós Graduação em Previdência da UEL. Atua na área de advocacia desde 1992, tendo obtido seu diploma em Direito em dezembro de 1994, pela Faculdade de Direito da UFMG. Está inscrito na OAB/MG desde 1993. Membro do Grupo de Pesquisa “O Sistema de Seguridade Social” da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sócio da Junqueira de Carvalho, Murgel Advogados Associados.

 

===============================

02/08/2022 – Aparecida Pagliarini – Advogada formada pela USP, sócia fundadora do escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados, coordenadora da Comissão de Ética do Sistema ABRAPP/ SINDAPP; consultora de EFPCs; árbitro da CAMES BRASIL – Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada e da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem CMCA da PREVIC; especialista de cursos da ABRAPP e UNIABRAPP – Universidade Corporativa da Previdência Complementar desde 1998; e membro titular da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/SP. Autora do livro “ Manual de Prática e Recomendações aos Dirigentes e Conselheiros das Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, na sua 5º edição e outros artigos especializados.

 

===============================

26/07/2022 – Fábio Mazeo – Economista formado pela Faap (1981). Gestão de investimentos de fundos de pensão pela Wharton School (1997). Atualmente associado a Fram Capital desde out/2021. Diretor Presidente do Metrus Instituto de seguridade social (1995 a 2015), Diretor Regional sudoeste e  diretor financeiro da Abrapp (1999 a 2001). Reeleito diretor regional sudoeste Abrapp (2002 a 2004).

 

===============================

19/07/2022 – Nilton Molina – Administrador de Empresas, atua na área de seguros e previdência há 55 anos. Foi membro do Conselho Nacional de Seguros Privados, do Conselho Nacional de Seguridade Social e do Conselho Nacional de Previdência Complementar. Um dos fundadores da Bradesco Vida e Previdência e da Icatu Seguros. Diretor da CNSeg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. Presidente dos Conselhos de Administração da MAG Seguros, do Fundo de Pensão Multipatrocinado e do Instituto de Longevidade.

 

===============================

13/07/2022 – Ivan Sant’Ana Ernandes – Atuário, consultor, professor e conferencista. Diretor da ATEST Consultoria Atuarial e do Instituto Brasileiro de Atuária.

 

===============================

05/07/2022 – José Luiz Costa Taborda Rauen – Fundador do Curitibaprev – Fundo de Previdência Complementar dos Servidores do Município de Curitiba(PR), do qual é desde o início diretor-presidente, e Vice-presidente do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Privada – SINDAPP, vem sendo uma das mais importantes lideranças de nosso sistema. E como tal atua como Coordenador da Comissão de Autorregulação da Abrapp.

 

===============================

21/06/2022 – José Savoia – Administrador pela FEA-USP (1984); Mestre em Administração – FEA-USP (1990); Doutor em Administração – FEA-USP (1996); Pós-Doutorado – School of International and Public Affairs – Columbia University (2005). É professor titular de finanças da FEAUSP, onde leciona desde 1998. Foi Adjunct Professor na School of International and Public Affairs (SIPA), da Columbia University, New York, em 2007 e 2009. Foi Visiting Professor da Open University, no Reino Unido, em 2012.

 

===============================

14/06/2022 – Andrea Vanzillotta – É formada em Estatística e Atuária, com MBA em Previdência Complementar pela COPPE/UFRJ, mestrado em Economia e Finanças pelo IBMEC e pós-graduada na Especialização em Atuária da COPPE/UFRJ. É certificada pelo ICSS e pelo IBA, acadêmica da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), coordenadora do Comitê Técnico de Fechadas do IBA e membro suplente da Comissão de Ética, também do IBA.

 

===============================

07/06/2022 – Alessandra Patrícia Teixeira da Silva – Diretora de clientes, Consultora Máster, CEO e Sócia da Consultorys. Pós-Graduada MBA em Gestão de Previdência e Fundo de Pensão – FGV/DF, Pós-graduação em Gestão de Risco e LGPD, Analista em Tecnologia da Informação – CEUB. Certificado ICSS – Administração Geral de Fundos de Pensão (por experiência), dentre outros.

 

===============================

31/05/2022 – Leila Mello – Doutora e Mestre em Contabilidade, especialista em Negócios Financeiros e Gestão em Previdência Complementar. Membro da CTR de Contabilidade da Abrapp, da Comissão de Educação continuada do CRCRJ e Conselheira da Ancep.

 

===============================

24/05/2022 – Marcelo A. Almeida – Mestre em contabilidade, Contador com Especialização em Direito Tributário e Finanças Públicas, Auditoria e Controladoria. Graduando em Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica e com MBA em andamento na área de Finanças. Gerente de Operações de Previdência do Sicoob Previ, Membro da Comissão de Contabilidade do Centro Norte pela Abrapp – Ancep. Membro do Conselho Deliberativo da Ancep.

 

===============================

17/05/2022 – Noemia Vasquez – Atuária e Estatística, especialista em previdência complementar, MBA em engenharia de planejamento pela Coppe, certificada pelo ICSS e pelo IBA e atuação como dirigente em EFPC.

 

===============================

09/05/2022 – Tiago Calçada – Diretor de Previdência na Mercer Brasil. Atuário formado pela PUC-SP, com MBA em Finanças pela FGV.

 

===============================

03/05/2022 – Carlos Alberto Tavares de Almeida – Graduado em contabilidade pela Universidade Federal Fluminense – UFF, com MBA em Gestão Empresarial e Mestrado em Economia e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, possui certificação com ênfase em administração pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS e para Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa – IBGC.

 

===============================

25/04/2022 – Maria Constança Carneiro Galvão – Bacharel em Ciências Contábeis; Pós-Graduada em Auditoria pela Fundação Visconde de Cairu – Salvador/Ba; Sócia Diretora da Rencont Consultoria e Assessoria Contábil S/S.

 

===============================

19/04/2022 – Fernando Pimentel – Advogado, com diversos cursos no Brasil e no Exterior, destacando-se na Wharton School – Filadélfia. Atua como Dirigente de Fundo de Pensão desde 1991.

 

===============================

12/04/2022 – Natália Moreira – Atuária, especializada em previdência complementar, diretora eleita do Instituto Brasileiro de Atuária-IBA e máster em administração e gestão de planos e fundos de pensão pela Universidade de Alcalá/Espanha, sendo certificada pelo ICSS.

 

===============================

29/03/2022 – Sérgio Allan Cabral – Sérgio Allan Epaminondas Cabral é contador. Pós graduado em Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral e Controladoria pela Unieuro. – Gerente de contabilidade na Funpresp-Jud e membro da Comissão Técnica de Contabilidade Centro Norte.

 

===============================

22/03/2022 – Daniel Pereira da Silva – Atuário, membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA 1146), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com Pós-Graduação em Gestão de Seguros e Previdência Privada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Pós-graduando em Produtos Financeiros e Gestão de Riscos pela FIA.

 

===============================

15/03/2022 – Semíramis Cezar – Atua no segmento de Fundo de Pensão desde 1987 com experiência em contabilidade, benefícios, administrativo, controladoria e planejamento. Atualmente é Diretora eleita de Planejamento e Controle da Regius. Foi Diretora ele de Benefícios (2011 a 2015) e Diretora-Presidente da Regius (2015 a 2018). Foi membro durante muitos anos da Comissão Regional de Benefícios e de Controle da Comissão Nacional Governança da Abrapp. Certificada pelo ICSS e pós-graduada em Gestão Executiva de EFPC.

 

===============================

09/03/2022 – Claudia Lima – Administradora, especialista em previdência complementar e gestão de pessoas. Foi diretora de seguridade por 4 anos, atualmente ocupa o cargo de Gerente Executiva de Gestão Empresarial da Fundação Copel, onde atua há 29 anos.

 

===============================

07/03/2022 – Nilton Molina – Administrador de Empresas, atua na área de seguros e previdência há 55 anos. Foi membro do Conselho Nacional de Seguros Privados, do Conselho Nacional de Seguridade Social e do Conselho Nacional de Previdência Complementar. Um dos fundadores da Bradesco Vida e Previdência e da Icatu Seguros. Diretor da CNSeg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. Presidente dos Conselhos de Administração da MAG Seguros, do Fundo de Pensão Multipatrocinado e do Instituto de Longevidade.

 

===============================

03/03/2022 – Ana Tércia Lopes Rodrigues – Contadora e Mestre em Administração e Negócios, como também professora do curso de Ciências Contábeis da UFRGS, Vice-presidente Técnica do CFC e Sócia da SELECT – Consultoria, Governança & Sustentabilidade.

 

===============================

23/02/2022 – Cristina Rocha Balbino – Atua no Segmento de Fundo de Pensão desde 1998 com experiência em contabilidade, finanças, controladoria, administrativo e investimentos. Foi Gerente de Controladoria da Valia durante 15 anos. Atualmente é Gerente de Gestão de Controle e Investimento do Portus. Foi membro durante muitos anos da Comissão Nacional de Contabilidade da Abrapp. Foi coordenadora da Comissão Regional de contabilidade da Abrapp e atualmente é membro desta Comissão. Presidente do Conselho Fiscal da Ancep. Certificada pelo ICSS. Pós Graduação em Economia pela FGV e MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC.

 

===============================

14/02/2022 – Luís Ricardo Martins – Atual Diretor Presidente da Abrapp e Diretor Superintendente da MAG Fundos de Pensão. Foi Diretor Presidente da OABPrev-SP, Diretor Jurídico Abrapp, Diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo-CAASP, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Conselheiro Seccional da OAB/SP. Vice-Presidente do SINDAPP – Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC e Membro Titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representando as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

 

===============================

15/05/2020 – Luciano Magalhães, diretor da 4Um Investimentos e integrante de comissões da Abrapp e Anbima, fala em como superar metas de retorno em meio à crise.

 

===============================

 

05/05/2020 – Roque Muniz, presidente da Ancep, fala sobre o seminário online “Escrituração Contábil Digital ECD – Speed Contábil”, a ser ministrado no dia 7/05, e sobre os novos tempos para o treinamento e desenvolvimento profissional. 

 

===============================

02/04/2020Geraldo de Assis, conselheiro da Ancep, avalia o quadro geral da contabilidade nas EFPCs.

 

===============================