Composição da Administração Superior – 2021-2023

CONSELHO DELIBERATIVO:

Presidente:
DIONÍSIO Jorge da Silva – Contador, Pós-Graduado em MBA Controller – UNB (DF) com a tese “Controladoria nos Fundos de Pensão”. Certificado pelo ICSS – Administração Geral de Fundos de Pensão (por experiência). Áreas de atuação: Contabilidade, Finanças, Controladoria de Investimentos, Diagnóstico Previdencial e Assistencial, Ex-Consultor de Previdência da CEPAL-ONU junto à SPC/MPS, ex-Membro da Comissão Técnica de Normas Contábeis para Fundos de Pensão da SPC/MPS, ex-Presidente do Conselho Fiscal da ACESITA Aços S/A. Instrutor de Cursos da ABRAPP, ANCEP, APIMEC (DF), PREVIPAR (PR), ASCPREV (SC). Professor de Pós-Graduação em Previdência da FGV (DF), UNICEUB (DF), ICATU (DF), Funiversa-UCB (DF), ICPG (SC), Universidade Positivo (PR) e FORTIUM Ensino e Educação. Autor do Livro: Análise Contábil nos Fundos de Pensão – Um Enfoque na Geração da Informação a partir das Demonstrações Contábeis. Coautor dos livros: Gestão de Fundos de Pensão – Noções de Atuária, Investimentos, Contabilidade e Auditoria Independente para Conselheiros Fiscais; Um Enfoque de Controles Internos nos Fundos de Pensão; Manual de Contabilidade das EFPC ABRAPP e ANCEP. Professor conteudista do EAD de Controles Internos e Risco Operacional da ABRAPP. Membro da CMCA/PREVIC, Membro da Comissão Técnica de Contabilidade ABRAPP/ANCEP do Centro Norte, Coordenador do Comitê de Estudo e Pesquisa (CEP) da ANCEP.

Membros:
ANTONIO HENRIQUE Pereira dos Santos – PREVI-BB (RJ)
ARY de Carvalho ALC NTARA – ANCEP (DF)
ENECILA Moraes Pinho da Silva – PREVINORDESTE (BA)
Francy LAIDY Bezerra dos Santos – FAELCE (CE)
GERALDO DE ASSIS Souza Junior – ANCEP (MG)
JOÃO CARLOS Silveira dos Santos – FUSESC (SC)
JOÃO Maria da Silva de LIMA – FUNDAÇÃO COPEL (PR)
JOSÉ ANTONIO de Miranda Prattes – ANCEP (RS)
JOSÉ EDSON DA CUNHA Junior – ANCEP (RJ)
JULIO Cesar Medeiros Pasqualeto – ANCEP (RS)
LEILA Batista MELLO – ANCEP (RJ)
Luiz Alberto Rodrigues MOURÃO – ANCEP (RJ)
LUIZ EDUARDO Guimarães Rodrigues – FUNDAÇÃO ATL NTICO (RJ)
MARCELO ALVES de Almeida – SICOOB PREVI (DF)
MARCELO BRUNO da Silva – PREVDATA (RJ)
MARCELO Oliveira SOARES – VIVEST (SP)
PAULO Cesar CHAGAS – ANCEP (DF)
RENATO Andrade GALVÃO – ANCEP (BA)
RODRIGO Leandro ANDRETTO – FUNCEF (DF)
SERGIO ALLAN Epaminondas Cabral – FUNPRESP-JUD (DF)
SURAMA Novelli Maia de Freitas – BRASLIGHT (RJ)
WILSON da Silveira – SUPREV (SP)

DIRETORIA EXECUTIVA:

Presidente:
ROQUE Muniz de Andrade – Contador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.

Vice-Presidente:
EVENILSON de Jesus Balzer – Contador com Especialização em Previdência Complementar Fechada e Gerente de Contabilidade da Fusan – Fundação Sanepar, de 1983 a 1988. Gerente Contábil e Financeiro da Fibra – Fundação Itaipu – BR, durante 25 anos. Assessor de Controles Internos de 2010 a 2015 da Fibra. Coordenador do Comitê de Auditoria da Fundação Copel. Membro dos Comitês de Auditoria da Petros e da SP-PREVCOM. Diretor Administrativo e Técnico da ANCEP, por mais de 10 anos, atual vice-presidente da Associação. Coordenador da Comissão Regional Sul de Contabilidade e membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade da ABRAPP.

 

DIRETORES:

Diretor Administrativo e Financeiro:
ARIOSVALDO Batista Santos – Contador, Pós-graduado em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação FGV-RJ, MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense. Com mais de 25 anos de experiência no sistema de previdência complementar, exerceu, entre outras, a função de Gerente de Contabilidade na PETROS – Fundação Petrobras de Seguridade Social.

Diretor de Assuntos Corporativos:
LUIZ FELIPE Dutra de Sousa – Contador, Mestre em Contabilidade com ênfase em Finanças e Mercado Financeiro (FUCAPE Business School-2014); Pós-graduado em Finanças Corporativas (PUC/RJ-2004); Contábeis (FACICON-1986). Também possui MBA em Formação Geral para Altos Executivos (USP-1989) e extensão em “Project Finance”, “Trade Finance” e Auditoria Contábil (FGV). Diretor de Assuntos Corporativos da ANCEP desde 2012, membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade da Abrapp. Funcionário de carreira do Banco do Brasil (1983/2016) tendo exercido o cargo de Contador Geral da PREVI (2008/2016) e como Controller do POSTALIS (2018/2019).

Diretor de Controles e Processos do Mercado:
LUCIANO Coelho de MAGALHÃES Netto – Sócio e Diretor Comercial, Produtos e Relacionamento da 4UM Investimentos, Especialista e Membro da Comissão Técnica de Investimentos da Abrapp e do GT CNPJ por Plano, e Membro da Comissão Temática de Administração e Custódia da ANBIMA. Formado em Administração de Empresas, com extensão na University of Pennsylvania – The Wharton School, MBA em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Seguros e Previdência pela Universidade Mackenzie. Com certificações ICSS, CGA e CPA-20 pela ANBIMA, além de cursos e especializações no Brasil e no exterior, possui mais de 35 anos de experiência no mercado de capitais, com foco em investidores locais e estrangeiros. Trabalhou como executivo em empresas de grande porte, como Itaú Unibanco, Chase, Santander, SulAmérica e Montrealbank, onde foi responsável por áreas Comerciais e de Produtos, Operações, Controladoria, Administração Fiduciária, Passivo de EFPC e RPPs, e Gestão. Conduziu diferentes frentes e grupos de trabalho, viabilizando melhorias e transformações no mercado brasileiro.

Diretora Técnica:
Maria ELIZABETE da Silva – Contadora, Controller econômico-financeira da Fundação FACHESF; Membro do Colégio de Coordenadores das Comissões Técnicas de Contabilidade da ABRAPP; Coordenadora da Comissão Técnica Regional Nordeste da ABRAPP; Instrutora de treinamentos técnicos em Controladoria; Professora Universitária do Centro Universitário Estácio; Especialista em Controladoria de Previdência Complementar Fechada; Pós-graduada em Controladoria e Finanças pela FGV, CEDEPE e IBMEC.

Diretor Regional Leste:
ALESSANDER Luís Brito e Silva – Contador, com especialização MBA em Previdência Complementar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2006. Especialização, Pós-graduação em nível de aperfeiçoamento em Administração Financeira, Especialização MBA em Controladoria e Auditoria pela UNA Centro Universitário em 2008. Atua no segmento de previdência complementar há mais de 25 anos. Ocupou o cargo de Contador, Gerente Geral, e atualmente ocupa o cargo de Gerente de Compliance e Governança na Previdência USIMINAS. Membro da Comissão Técnica Leste de Contabilidade e Governança da ABRAPP. Membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade da ABRAPP, desde 2015. Diretor Regional Leste da Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades Fechadas de Previdência – ANCEP, desde 2013. Representante das Entidades Fechadas de Previdência Complementar na Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, CRC-MG, desde 2017.

Diretora Regional Nordeste:
CINARA Bandeira Ventura Ferreira – Contadora há mais de 30 anos, iniciou carreira na área industrial no Polo Petroquímico de Camaçari. Desde 1994 na área de previdência complementar, trabalhando em EFPCs como PREVINOR, BASES, ECOS, PREVNORDESTE e DF-PREVICOM. Na Fundação ECOS, exercendo o cargo de Coordenadora Administrativa, atuou como responsável pela área de Recursos Humanos. Membro da Comissão Técnica Regional Nordeste de Contabilidade da ABRAPP. Na área acadêmica, no curso de Ciências Contábeis, trabalhou por 5 anos como professora e vice coordenadora. Sócia-diretora da CBVF – Assessoria Contábil – Salvador (BA).

Diretor Regional Sudoeste:
CARLOS HENRIQUE Campos – Contador, cursando MBA em Gestão Atuarial e Financeira. Gerente de Controladoria da CBS Previdência, membro do Colégio de Coordenadores das Comissões Técnicas de Contabilidade e Coordenador Suplente da Comissão Técnica de Contabilidade Regional Sudoeste. Certificado pelo ICSS com ênfase em Administração e Técnico em Contabilidade. Diploma de Mérito Contábil CRC-RJ 2020 e 2019. Iniciou no segmento de previdência complementar no ano de 2006 na empresa Mercer atendendo empresas de grande porte.

Diretor Regional Sul:
Valdemar Spanholi – Contador, pós-graduado em Gestão Empresarial pela UFRGS e em Licenciatura Plena pela FSJT, Diretor da Regional Sul da ANCEP – Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência, ex-professor, palestrante e autor de vários artigos em revistas especializadas sobre o tema. Participou da Comissão de Estudos da ANCEP & ABRAPP indicado como representante do Conselho Federal de Contabilidade.

CONSELHO FISCAL:

Presidente:
Maria CRISTINA Ribeiro Rocha BALBINO – Presidente – PORTUS (RJ) 

Membros: 
CARLOS ALBERTO de Sousa – VIVAPREV (DF)
FERNANDA Alves GOUVÊA – VALIA (RJ)
JOSÉ CARLOS Pereira da Silva – ANCEP (SE)
ROSE CLÉA Moraes de Sá dos Santos – ANCEP (RJ)
WAGNER Trombini – FUSAN (PR)