Evento

Constituição Contábil de Provisões para Perdas Associadas ao Risco de Crédito – Conceito e Prática da Instrução Normativa PREVIC

Data e Local:
  • 25/10/2022 - ONLINE - ONLINE

Horário: 14h00 às 18h00 (total de 4h)

Público-alvo:

Profissionais de EFPC responsáveis pela área contábil, riscos, auditores internos e externos, membros dos comitês de riscos e compliance, gerentes administrativos e financeiros, membros da diretoria executiva, membros dos conselhos fiscais e deliberativos, além de outros profissionais interessados em se capacitar no tema.

Motivação:

A PREVIC publicou em 14 de outubro de 2021 a Instrução Normativa PREVIC 42/2021 que dispõe sobre os critérios para a constituição de provisão para perdas associadas ao risco de crédito de ativos financeiros pelas EFPCs. Desta forma, a partir de janeiro de 2023 todas as EFPCs deverão definir a sua Política de Gestão de Risco de Crédito, observadas as peculiaridades da Entidade e a natureza de suas operações e baseada na metodologia adequada à complexidade dos investimentos da fundação com critérios. A partir das implantação da referida Instrução Normativa, a contabilidade deixará de registrar as provisões para perdas incorridas e passará a reconhecer com base nas perdas estimadas adequando-se assim às Normas Brasileiras de Contabilidade.


Metodologia:

Apresentação e debates.

Convidados Especiais:

José Roberto SavoiaDiretor Superintendente da PREVIC

 

 

 

Luíz Ricardo MartinsDiretor Presidente da ABRAPP

 

Abertura e Mensagem de boas vindas:

Roque Muniz de AndradeContador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.

 


Palestrante:

Paulo Machado - Sócio Sênior da JCM Consultores, Mestre e Doutor em Contabilidade e Conselheiro do CARF. 

 

 

 

 

Rafael Sampaio - Sócio da PPS Portfolio Performance, Professor de Pós-graduação em Finanças, Doutorando e Mestre em Ciência da Computação pelo IME-USP.

 

 

 

 

Rodrigo Prado - Sócio Consultor da JCM Consultores, MBA executivo em Gestão Empresarial pelo NAIPE/USP.

 

 

 

 

Wallace Costa - Gerente de Contabilidade da JCM Consultores, Mestrando em Ciências contábeis pela FUCAPE Business School. 


Programa:
  1. Conceitos de Perdas Estimadas em créditos de liquidação duvidosa - PCLD (CPC 48 – IFRS 9;
  2. Conceitos da Instrução Normativa PREVIC No. 42/2021;
  3. Aplicabilidade na prática dos lançamentos contábeis e impactos no extra contábil a partir de 1º. de janeiro de 2023; e
  4. Aspectos relevantes para definição da Política de Gestão de Risco de Crédito.

Coordenação Geral:

Roque Muniz de Andrade - Presidente ANCEP
Evenilson de Jesus Balzer – Vice Presidente da ANCEP



Investimento:
ASSOCIADOS - R$ 380,00
NÃO ASSOCIADOS R$ 550,00


Observações:

ICSS:  2 pontos
CFC/CRC: em fase de credenciamento

Cancelamentos em até 48h anteriores à data do treinamento.