Evento

DESAFIOS EFPCs 2019: Investimentos e Solvência – Edição BH

Data e Local:
  • 21/05/2019 - BELO HORIZONTE - FUNDAÇÃO LIBERTAS

Horário: 8h30 às 17h30

Público-alvo:

Profissionais de fundos de pensão.


Metodologia:

Apresentações e cases.


Palestrante:

Antonio Fernando Gazzoni

Diretor Institucional da Mercer Brasil e Diretor Superintendente do MercerPrev, com mais de 30 anos de experiência em previdência complementar. É atuário, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Administrador de Empresas, graduado pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, especializado em Fundos de Pensão e Gestão de Investimentos Alternativos e em Corporate Governance for Institutional Investors e professor, com foco em Fundos de Pensão, em diversas universidades brasileiras.

 

Tiago Calçada

Atualmente é líder do escritório de Brasília, com responsabilidade pelo gerenciamento e expansão da carteira de negócios nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país.  Atuou por mais de 11 anos como consultor de Wealth assessorando empresas interessadas na viabilização dos seus programas de previdência complementar, desde a fase de desenho do plano, seleção do veículo financeiro, implantação e comunicação do programa. Auxiliou também grandes corporações na mensuração, gerenciamento e mitigação de compromissos pós-emprego, segundo regras locais e internacionais.

É formado em Ciências Atuariais pela PUC-SP e possui certificação pelo IBA (Instituto Brasileiro de Atuária).

 

Frederico Vieira

É consultor atuarial da Mercer em Brasília, onde coordena a equipe responsável pelo atendimento a empresas e fundos de pensão, em projetos de alta complexidade técnica.

Em seu histórico profissional consta passagem pela BB Previdência, onde atuou como Gerente de Modelagem e Atuária, Banco BMG, executando atividades na área de planejamento e indicadores e Rodarte Nogueira, local que trabalhou no departamento de previdência.

Frederico também é membro da comissão de Entidades Fechadas do Instituto Brasileiro de Atuária e certificado com ênfase em Administração pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social - ICSS. Atuário, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e membro do Instituto Brasileiro de Atuária - IBA

 

Wagner Kladt

É consultor sênior de investimentos na Mercer Brasil. Com amplo capital intelectual em consultoria de investimentos, apoia a implantação de estratégias de alocação, avaliações de desempenho e análises de riscos com o objetivo de melhorar a relação risco x retorno dos investimentos no longo prazo. Wagner tem mais de 20 anos de experiência profissional em investimentos e acumula passagens por empresas como Citibank, Bank Boston, Banco Safra e ABBPrev (Entidade Fechada de Previdência). É formado em Administração de Empresas pela PUC/SP, pós-graduado em Finanças pelo IBMEC/SP e em negócios internacionais pela Sydney Business School, e tem certificação CFA (Chartered Financial Analyst). 


Programa:

Ciclo de Treinamentos MERCER - ANCEP
DESAFIOS EFPCs 2019: Investimentos e Solvência

A Mercer, líder global de consultoria em carreira, saúde, previdência e investimentos, e a Ancep reuniram-se para oferecer um ciclo de treinamentos especializados para auditores, contabilistas, técnicos de investimentos e demais profissionais de fundos de pensão. Os seminários apresentarão o "estado da arte" de cinco temas oportunos para o segmento de previdência complementar e suas respectivas legislações atualizadas, que abarcam desde as diretrizes de investimentos à sustentabilidade dos planos. Os palestrantes são profissionais com vasta experiência no mercado e na área de previdência. Abaixo, o programa completo:

Programa

8h30 - 9h00Credenciamento
9h00 - 10h30

Resolução CMN nº 4.661/2018: Investimentos

  • Diretrizes para aplicações de recursos
  • Controles internos e conflitos de interesses
  • Requisitos dos ativos
  • Politica de investimentos, limites de alocação
10h30 - 10h45

Intervalo

10h45 - 12h00

Instruções Previc nº 6, 8 e Portaria Previc 1.088/2018

  • Cadastro e envio de informações de investimentos
  • Obrigações contábeis e prazos para envio
  • Forma de envio de informações do Demonstrativo de
    Investimentos
12h00 - 13h30

Almoço

13h30 - 15h30

Resolução CNPC nº 30/2018: Solvência

  • Esclarecendo dúvidas "antigas" (o que permanece).
  • Apresentando novidades (o que muda).
  • Casos práticos: tratamento dos equacionamentos "vitalícios"
  • Desafios à Solvência dos Planos
15h30 - 15h45

Intervalo

15h45 - 16h30

Resolução CGPAR nº 25/2018: Estratégias Previdenciais

  • Movimento de aversão ao risco
  • Impacto nas Entidades
16h30 - 17h30

PGA: Sustentabilidade de longo prazo

  • Orçamento Anual versus Sustentabilidade de Longo Prazo
  • Avaliação do PGA: Caso Prático

Coordenação Geral:

Roque Muniz de Andrade - Presidente da ANCEP



Investimento:
ASSOCIADOS - R$ 600,00
NÃO ASSOCIADOS R$ 720,00


Observações:
  • 8 créditos pelo convênio ICSS / ANCEP
  • 8 pontos no PEC-CFC (pontuação válida em todo o território nacional)

 

FOTOS DAS EDIÇÕES EM OUTRAS CIDADES:

http://www.ancep.org.br/wp/noticias/fotos-das-edicoes-do-ciclo-desafios-efpcs-2019