Evento

IFRS/IAS 19 : CPC 33 REVISADA E APROVADA PELA DELIBERAÇÃO CVM 695/12: Cálculos; Demonstrações; Contabilizações; Interpretações e Entendimentos Gerenciais

Data e Local:
  • 25/06/2013 - Brasília - Fundação Sistel de Seguridade Social (SEPS 702/902 – Cjto.B - Bloco A–Ed. Gal. Alencastro – Asa Sul)
  • 18/10/2013 - São Paulo - Fundação CESP – Alameda Santos, 2477 – 5º.andar – Cerqueira César

Horário: 9h às 18h

Público-alvo: O treinamento se destina a membros de Conselhos Fiscais de Empresas; Administradores e Diretores; responsáveis pelo Departamento de Contabilidade, responsáveis pelo Relatório Financeiro Individual e Consolidado; Atuários, Controllers, Contabilistas, Analistas Financeiros, Auditores; e todos aqueles que possuam necessidade de deter conhecimentos relativos ao tratamento contabilístico e atuarial dos benefícios dos empregados.

Metodologia: Metodologia eminentemente ativa e prática, relacionando-se os conhecimentos teóricos com a realidade dos presentes, através de exemplos práticos.

Palestrante: CÉSAR LUIZ DANIELI e CARLOS OMAR ABDO - Cesar Danieli é Diretor da GAMA Consultores Associados. Atuário, Membro do International Association of Consulting Actuaries (IACA), possuí MBA em Gestão Financeira e de Investimentos pela FGV e Master Internacional en Auditoría y Gestión Empresarial da Universidad Europea Miguel de Cervantes/Espanha. Professor de cursos de MBA em Gestão Executiva em Fundos de Pensão (ICAT/UNIF-DF). Profissional certificado pelo ICSS. É membro do grupo de trabalho para discussão de assuntos relacionados a benefícios pós-emprego/IBA.

CARLOS OMAR ABDO - Carlos Abdo é Sócio-Diretor da KPMG Auditores Independentes com experiência em trabalhos de auditoria de instituições financeiras, empresas de capital aberto, fundos de investimentos e EFPC. Economista e Contador, com MBA Executivo pelo IBMEC-SP é responsável pelo atendimento às EFPC e coordenador dessa prática na KPMG do Brasil. É membro do grupo de trabalho para discussão de assuntos relacio


Programa: - OBJETIVO - Acompanhando as recentes alterações na norma internacional IFRS/IAS 19 em relação à contabilização e à divulgação dos benefícios concedidos aos empregados pelas Empresas, e considerando a adoção e convergência pelo Brasil dessas normas internacionais emitidas pelo IFRS, por meio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) a Comissão de Valores Mobiliários – CVM divulgou a Deliberação CVM Nº 695/12, aprovando a adoção da norma CPC 33 R1. A nova norma impõe severas mudanças no que se refere ao reconhecimento, contabilização e a respectiva divulgação de passivos atuariais e despesas/receitas pelas empresas em decorrência de seu patrocínio ou manutenção de planos de benefícios pós-emprego. Este é o principal motivo pelo qual o conhecimento e a obtenção da correta interpretação das implicações das alterações ocorridas, da contabilização e das divulgações de relatórios financeiros pelas Empresas e a consequência para os usuários dessas informações e relatórios, tornou-se cada vez mais premente à governança das Empresas, exigindo o conhecimento e implicações para o fluxo de caixa das empresas, riscos e implicações em seu resultado e situação patrimonial. Neste contexto, o presente treinamento tem como objetivo principal elucidar os processos inerentes ao reconhecimento do passivo atuarial e despesa/receita de benefícios pós-emprego, desde a sua concepção, influência das hipóteses e premissas atuariais aplicáveis aos planos e demais compromissos, sob as diversas modalidades, e desta forma proporcionar uma visão global da norma CPC 33 Revisada (IFRS/IAS 19) aprovada pela Deliberação CVM Nº 695/12, que permita aos interessados compreender a sua importância e objetivos. Pretende-se que no final do treinamento, os interessados presentes possuam competências (conhecimentos, capacidade e comportamentos) que lhes permitam: · Compreender quem está afeto ao cumprimento da Deliberação CVM Nº 695/12; · Conhecer os conceitos atuariais e contabilísticos fundamentais para entendimento da CPC 33 R1 (IAS 19); · Reconhecer as características e especialidades das diferentes categorias de benefícios de empregados; · Compreender os critérios de reconhecimento, mensuração e divulgação dos benefícios dos empregados nas demonstrações financeiras das empresas; · Conhecer os impactos que a referida norma pode trazer aos Balanços das empresas. - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - PARTE I: INTRODUÇÃO E GENERALIDADES DA NORMA CPC 33 R1 a) Conceitos Gerais b) Critérios Gerais da Norma c) Diferentes Categorias de Benefícios dos Empregados - Benefícios de curto prazo - Benefícios pós-emprego - Benefícios de longo prazo - Benefícios de cessação de contrato de trabalho PARTE II: BENEFÍCIOS PÓS-EMPREGO : MENSURAÇÃO ATUARIAL a) Conceitos Gerais - Passivo; Ativo; Despesa; Rendimento e Ajustamento b) Mensuração Atuarial - Definição e escolha de hipóteses e parâmetros; - Duration; - Cálculo do Ativo Justo; - Cálculo Atuarial do Passivo - Resultados - Conciliações - Modelo de Divulgação c) Comparação CPC 33 X CPC 33 R1 - Comparações e diferenças em relação a norma não revisada PARTE III – CONTABILÍSTICA a) Formas de contabilização considerando as diferentes categorias de benefícios a empregados b) Reconhecimento e Mensuração Contabilística - Despesa / Receita - Demonstração de resultado - Reconhecimento em Resultado Abrangente - Balanço c) Notas Explicativas de Balanço PARTE IV – UTILIZADORES DAS INFORMAÇÕES a) Consequências para os utilizadores das demonstrações financeiras b) Interpretações de resultados e implicações para as empresas A participação no treinamento conferirá 8 (oito) créditos aos profissionais certificados no PEC. Convênio ICSS e ANCEP

Coordenação Geral: Roque Muniz de Andrade - Presidente


Investimento:
ASSOCIADOS - R$ 450,00
NÃO ASSOCIADOS R$ 600,00


Observações: A participação no treinamento conferirá 7 (sete) créditos aos profissionais certificados no PEC. Convênio ICSS e ANCEP