Evento

Orçamento de 2021 para EFPCs (adequação à IN PREVIC 31/2020)

Data e Local:
  • 22/10/2020 - ANCEP ONLINE - ANCEP ONLINE

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Público-alvo:

Profissionais de EFPC responsáveis pela elaboração e acompanhamento do orçamento e interessados em capacitar o seu conhecimento sobre Gestão Orçamentária e respectivos controles e indicadores, bem como que tenham o objetivo de implementar novas técnicas para maximização da qualidade de gestão dos recursos administrados pela entidade.

 
 
 
 
 
 
 
 

Metodologia:

Apresentação online.

 
 
 
 
 
 
 
 

Palestrante:

MARIA ELIZABETE DA SILVA

Controller da FACHESF; Diretora Técnica da ANCEP; Coordenadora da CTR Nordeste da ABRAPP; Especialista em Controladoria de EFPC; Pós Graduada em Finanças, Auditoria, Controladoria, Gestão de Orçamento e Custos; Instrutora da ANCEP, UNIABRAPP e FACHESF; Professora do Centro Universitário Estácio.

 
 
 
 
 
 
 
 

Programa:

MOTIVAÇÃO

A Instrução Previc nº 31/2020 estabeleceu novos procedimentos contábeis que as EFPCs deverão adotar a partir do exercício de 2021. A planificação contábil das contas de Receitas, principalmente das Despesas do PGA, sofreu profundas alterações, o que aumenta a responsabilidade dos profissionais que elaboram as peças orçamentárias das entidades, pois o orçamento de 2021 já deverá contemplar as alterações promovidas pela Instrução.

Além disso, o orçamento constitui em importante instrumento para possibilitar a EFPC planejar, instituir e operacionalizar novos planos de benefícios, inclusive planos família.

Por tudo isso, a ANCEP decidiu pela realização desse seminário, que irá capacitar os treinandos na elaboração, execução, acompanhamento e controle do Orçamento Geral, conforme metodologias e métodos que predominam atualmente nos mais modernos controles, e principalmente para atender às novas exigências legais aplicadas aos Fundos de Pensão.

RESUMO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (adequado à Instrução Previc nº 31/2020)

  • Introdução sobre o nivelamento sobre as expectativas e resultados esperados
  • Orçamento Geral como ferramenta para gestão eficiente dos recursos financeiros e para tomada de decisão sobre os Planos administrados pela entidade. Metodologia: Orçamento Base Zero, Gerenciamento Matricial de Despesas, Rastreabilidade pelo Custeio ABC.
  • Rateio das Despesas Administrativas Comuns entre os planos - Metodologia: FullTime- Equivalent (FTE)
  • Importância dos indicadores de desempenho para acompanhamento e eficiência operacional dos recursos. Metodologia: desempenho dos indicadores; Custo de Oportunidade
  • Aprimoramento do Regulamento do PGA e dos Relatórios para apresentação a Dirigentes, Conselheiros e Patrocinadores. Metodologia: SBR Previc ; Normas CGPAR
  • Avaliações e Análises
  • Relatório de Acompanhamento e Execução Orçamentária
 
 
 
 
 
 
 
 

Coordenação Geral:

Roque Muniz de Andrade - Presidente da ANCEP

 
 
 
 
 
 
 
 


Investimento:
ASSOCIADOS - R$ 300,00
NÃO ASSOCIADOS R$ 450,00


Observações:

Valerá pontos para o ICSS e para o PEC CFC/CRCs.