Evento

Processo, Modernização e Prática de Comunicação entre as EFPC e seus participantes ativos, assistidos e patrocinadores/instituidores (Resolução CNPC nº 32/2019)

Data e Local:
  • 05/04/2022 - ONLINE - ONLINE

Horário: 13h30 às 18h30 (total de 5h)

Público-alvo:

Gerentes Administrativos e Financeiros, Conselheiros Fiscais e Deliberativos, Dirigentes, Auditores Internos, Gestores e profissionais que atuam nas áreas de Comunicação, de Gestão de Riscos, de Compliance, Controles Internos e demais interessados no tema.

Motivação:

Resolução CNPC nº 32/2019, a chamada Resolução da Transparência, representa uma verdadeira revolução para segmento de previdência complementar fechado. É uma norma que aperfeiçoa a comunicação e a transparência e reconhece o uso da internet e dos meios digitais. É muito moderna e útil e reforça o caminho sem volta que a maioria das entidades já está trilhando. O RAI, que antes era muito robusto, agora deve ser dinâmico, com infográficos, mais objetivo e de fácil leitura, intuitivo, mudando a forma de comunicação. Com a proximidade do prazo para a publicação do RAI de 2021 e ciente das responsabilidades das EFPCs com a transparência e a disponibilização das informações aos participantes, assistidos e patrocinadores/instituidores para atender as exigências do CNPC, a ANCEP decidiu pela realização deste treinamento com o propósito de auxiliar as EFPCs no pleno atendimento da legislação e a melhor forma de apresentar os dados e as informações para o melhor entendimento e gestão dos planos de benefícios administrados pelas EFPCs e transmitir informações de modo contínuo, confiável e de fácil entendimento dos usuários das informações.

Objetivos:

No evento serão abordados e apresentados os principais aspectos que envolvem os desafios identificados para melhoria na comunicação das EFPC com seus participantes/assistidos e patrocinadores/instituidores, no uso dos meios e plataformas de comunicação de preferência dos usuários das informações. Além será tratada da obrigatoriedade da disponibilização de simuladores de benefícios nos moldes da legislação.


Metodologia:

Apresentação e debates.

Palestra Especial: A importância da transparência para o desenvolvimento da Previdência Complementar Fechada.

Fernando Duarte Folle – Economista e bacharel em direito, faz parte do quadro de Especialistas em Previdência Complementar da Previc há 10 anos. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador-geral de Orientação de Investimentos, tendo participado ativamente da construção da proposta que deu origem à Resolução CNPC nº 32, de 2019.

Abertura:

Roque Muniz de Andrade – Contador e Administrador de Empresas, Presidente da ANCEP – Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência.

 


Palestrante:

Daniel Pereira da Silva – Atuário, Membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA 1146), com Pós-Graduação em Gestão de Seguros e Previdência Privada e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Professor em Fundamentos de Atuária e Gestão de Planos de Benefícios; Professor dos cursos de pós-graduação em Especialização em Gestão Executiva de EFPCs e Especialização em Direito da Previdência Complementar. Especialista da UNIABRAPP. É palestrante de cursos e seminários junto a ABRAPP e ANCEP. Fundador e Sócio-Diretor da WEDAN Consultoria e Gestão de Riscos.

Sergio Allan Epaminondas Cabral – Possui graduação em Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atualmente atua como Gerente de Contabilidade da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário - Funpresp-JUD atuando nas áreas contábeis, gestão e também como membro do Comitê de Investimentos. Certificações CPA20 - Anbima - 2017 e ICSS.  Membro efetivo da Comissão Técnica Regional de Contabilidade - Centro Norte da ABRAPP e Conselheiro Deliberativo da ANCEP - Associação Nacional de Contabilistas das Entidades de Previdência. Analista de requisitos do projeto "Painel da Governança e Transparência" da Funpresp-Jud.


Programa:

13h30 às 14h30 - Parte 1 - A importância da transparência para o desenvolvimento da Previdência Complementar Fechada

14h30 às 16h30 - Parte 2 - A Entidade sendo protagonista na gestão do risco de frustração

  • Diagnósticos dos planos CV/CD/BD;
  • Conceito de risco de frustração;
  • Mapeamento do risco (caso prático global); e
  • Medidas alternativas individuais.

16h30 às 18h30 - Parte 3 - Procedimentos a serem observados pela Entidade no processo de comunicação

  • Site e Plataformas digitais;
  • Adequação dos Processos Internos;
  • Relatório Anual de Informações - RAI - conteúdo exigido pela legislação;
  • Disponibilização de simuladores de benefícios nos moldes da legislação; e
  • Documentos e informações obrigatórios.

Coordenação Geral:

Roque Muniz de Andrade - Presidente ANCEP
Evenilson de Jesus Balzer – Vice Presidente da ANCEP



Investimento:
ASSOCIADOS - R$ 320,00
NÃO ASSOCIADOS R$ 520,00


Observações:

ICSS: 2 (dois) pontos
CFC-CRCs: em fase de credenciamento