Evento

Relatório de Riscos exigido pela IN PREVIC No. 34/2020: como a EFPC poderá atender plenamente as novas exigências.

Data e Local:
  • 10/06/2022 - ONLINE - ONLINE

Horário: 14h00 às 18h00 (total de 4h)

Público-alvo:

Profissionais de EFPC responsáveis pela área de riscos, auditores internos e externos, membros dos comitês de riscos, gerentes de riscos e compliance, gerentes administrativos e financeiros, membros da diretoria executiva, membros dos conselhos fiscal e deliberativo, além de outros profissionais interessados  em se capacitar no tema. 

Objetivo:

A PREVIC editou em 29/10/2020 a IN nº 34, que dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas EFPC, com a finalidade de prevenção à lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, conforme a Lei nº 9.613/1998 (Lei de Lavagem de Dinheiro), agregando novos procedimentos referentes à Lei n° 13.260/2016, que trata do combate ao financiamento do terrorismo.​

A IN traz disposições acerca dos seguintes temas: (I) avaliação interna de risco; (II) procedimentos destinados ao conhecimento de clientes; (III) registro de operações; (IV) monitoramento e análise de operações; (V) comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF); (VI) procedimentos destinados ao conhecimento de funcionários, parceiros e prestadores de serviços; (VII) mecanismos de acompanhamento, de controle e de avaliação de efetividade; e (VIII) responsabilidade administrativa.

​Além disso, a avaliação da efetividade da política exigida pela referia IN, com relação aos procedimentos e aos controles internos deve ser documentada em relatório de riscos específicos, que deverá ser elaborado anualmente, com data base de 31 de dezembro e apresentado até 30 de junho o ano seguinte.

Por tudo isso e para que as EFPC possam ser orientadas em atender plenamente as formalidades contidas na nova legislação, a ANCEP decidiu pela realização deste evento.


Metodologia:

Apresentação e debates.

Abertura:

Roque Muniz de AndradeContador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.

 


Palestrante:

Alessandra Teixeira da Silva
Sócia-Diretora de Clientes da CONSULTORYS Consultoria, Consultora Master e CEO. Pós-Graduada MBA em Gestão de Previdência e Fundo de Pensão - FGV/DF, MBA em Gestão de Riscos, Compliance e LGPD, Analista em Tecnologia da Informação – CEUB.  Certificado ICSS – Administração Geral de Fundos de Pensão (por experiência).  Área de atuação: especialista em controles internos, compliance, seguridade, monitoramento de riscos atuariais, administrativa e financeira e projetos de tecnologia da informação, diagnóstico de controles internos, mapeamento de processos, gestão previdenciária. Professora de Pós-Graduação da Funiversa Universidade Católica-UCB/DF, ICAT/AEUDF, Professora Conteudista do EAD de Controles Internos e Risco Operacional da ABRAPP, Instrutora de Cursos da ANCEP e SUPORTE. Coautora do Livro: Um Enfoque de Controles Internos nos Fundos de Pensão. Experiência em EFPC 20 anos.


Programa:
(Adequado à Resolução CNPC No. 34/2020)​
  • Conceitos e princípios gerais da IN 34;​
  • Avaliação dos Riscos da IN 34 (tipos, análise, impactos, controles internos a serem aplicados);​
  • Procedimentos a serem implementados pela EFPC para avaliação dos riscos;​
  • Relatório de Avaliação (itens que devem constar, pontos de avaliação, informações relevantes, sugestões de estrutura.​

Coordenação Geral:

Roque Muniz de Andrade - Presidente ANCEP
Evenilson de Jesus Balzer – Vice Presidente da ANCEP



Investimento:
ASSOCIADOS - R$ 380,00
NÃO ASSOCIADOS R$ 550,00


Observações:

ICSS:  2 pontos
CFC-CRCs: em fase de credenciamento

Cancelamentos em até 48h anteriores à data do treinamento.