Data: De 10 de outubro de 2023 (3ª feira)
Horários:09h00 às 14h00 (5 horas)
Formato: Online, via Zoom.
Contatos: (21) 2253-0464 ou (21) 3520-0464
Motivação: De acordo com Resolução CNPC nº 48/2021, no PGA as EFPCs deverão observar: I) definir as fontes e limites para o custeio administrativo; II) estabelecer critérios e controles relativos as despesas administrativas; III) estabelecer indicadores de gestão administrativa; IV) estabelecer os critérios de realização das despesas administrativas, dentre outros aspectos exigidos. Adicionalmente, a Previc por meio da Resolução nº 23/23, em seu Art. 10, estabeleceu que o Conselho Deliberativo das EFPCs deverão fixar os critérios quantitativos e qualitativos para realização de gastos com pessoal, com definição de condicionantes e indicadores de gestão e metas.
Além disso, o orçamento constitui em importante instrumento para possibilitar a EFPC planejar, instituir e operacionalizar os seus planos administrados atualmente, assim como, novos planos de benefícios, inclusive planos família, que venham a administrar.
Por tudo isso, a ANCEP decidiu pela realização deste treinamento que irá capacitar os treinandos na elaboração, execução, acompanhamento e controle do Orçamento Geral e no pleno atendimento da Resolução CGPC 13/04, Resolução CNPC 48/2021 e da Resolução Previc 23/23, conforme metodologias e métodos que predominam atualmente nos mais modernos controles.
Objetivo: Orientar os participantes das EFPC sobre o preenchimento da Obrigação Acessória da Receita Federal do Brasil – EFD-Reinf quanto à R-4000.
Público-alvo: Profissionais de EFPCs responsáveis pela elaboração e acompanhamento do orçamento e interessados em capacitar o seu conhecimento sobre Gestão Orçamentária e respectivos controles e indicadores, bem como que tenham o objetivo de implementar novas técnicas para maximização da qualidade de gestão dos recursos administrados pela entidade. Dirigentes, Conselheiros, auditores e consultores.
Resumo do conteúdo programático:
- Aspectos normativos para elaboração e acompanhamento orçamentários;
- Metodologias orçamentárias (visão ampla do mercado empresarial);
- Gestão Orçamentária Previdencial e Administrativa, incluindo o fluxo dos investimentos;
- Indicadores de Desempenho para os orçamentos dos planos de benefício e PGA;
- Exigências trazidas pela Resolução CNPC nº 48/21 e Resolução Previc nº 23/23;
- Orçamento Geral e o Planejamento Estratégico;
- Aspectos relevantes para o Regulamento do PGA;
- Processo decisório para aprovação do Orçamento Geral; e
- Prestação de contas ao Conselho Fiscal sobre o acompanhamento orçamentário.
Apresentadores:
Mensagem de Abertura e Boas-Vindas – Roque Muniz de Andrade – Presidente da ANCEP (Contador, Administrador, Certificado pelo ICSS, Membro Colégio Coordenadores Comissões Técnicas Abrapp e Ancep).
Participação Especial – Devanir Silva – Superintendente Geral da ABRAPP.
Instrutora: Maria Elizabete da Silva – Controller econômico-financeira da Fachesf; Diretora Técnica da ANCEP; Membro do Colégio de Coordenadores de CT da ABRAPP; Coordenadora da CT Regional Nordeste da ABRAPP; Instrutora de Treinamentos Técnicos em Controladoria; Especialista em Controladoria.
Instrutor Convidado: Sérgio Murilo Magalhães – Gestor Atuarial da Fachesf; Especialista em Modelagem Financeira e de Negócios; Gestor de Portfólio de Investimentos; Especialista em Gestão Estratégica, Análise e Reporte de Indicadores; Membro do Comitês de Investimentos e de Previdência da Fachesf; Membro do GT para Prospecção de Novos Planos de Benefícios Previdenciários da Fachesf; Administrador de Carteiras – CVM.
Coordenação Geral:
Roque Muniz de Andrade – Presidente ANCEP
Evenilson de Jesus Balzer – Vice Presidente da ANCEP
Valores de Inscrição:
Categoria | Investimento |
---|---|
Associados | R$ 380,00 |
Não Associados | R$ 550,00 |
Observações:
ICSS: em credenciamento
CFC/CRC: em credenciamento
Cancelamentos em até 48h antes do evento
Clique aqui e baixe a Ficha de Inscrição, preencha e remeta por e-mail para a Ancep: treinamento@ancep.org.br
Patrocínio :
Apoio: