O Papel da GESTÃO BASEADA EM RISCOS (GBR) no Monitoramento dos Riscos Institucionais da EFPC – Foco na Resolução PREVIC Nº 23/2023

Data: 12 de Julho de 2024 (6ª feira)

Horários: 08h30 às 13h30 (5 horas)

Formato: Online, via Zoom.

Contatos: (21) 2253-0464 ou (21) 3520-0464

Objetivo: a Gestão Baseada em Risco (GBR) é essencial para o monitoramento dos riscos institucionais nas EFPCs assegurando uma gestão eficaz dos riscos e a conformidade às diretrizes da legislação e das boas práticas, especialmente as que afetam os fundos de pensão (Resolução CGPC No. 13/2004 e Resolução PREVIC No. 23/2023). Este evento foi projetado para capacitar os profissionais das EFPCs a entenderem melhor a GBR e desenvolverem habilidades para implementar mecanismos de monitoramento e estratégias de mitigação dos riscos associados às atividades das EFPC. Além disso, o evento visa promover boas práticas de governança, oferecendo um espaço para discussão, análise e compreensão da importância da GBR no preparo dos profissionais que atuam nas EFPC, auxiliando-os a enfrentar os desafios na gestão dos riscos. Por tudo isso, a ANCEP decidiu realizar este evento para auxiliar as EFPC a entenderem e aplicarem com sucesso a GBR, assim como implementar mecanismos, padrões e estratégias de mitigação dos riscos nas atividades das EFPC.

Público-alvo: O treinamento, totalmente voltado para as EFPCs, oferece uma oportunidade imperdível para esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre a GBR incluindo: I) discussão para debater os impactos, aplicações e principais conceitos da GBR; II) explicações sobre os fundamentos e princípios da GBR incluindo sua correta aplicabilidade conforme a legislação pertinente; III) orientações sobre como incorporar boas práticas de governança e gestão de riscos nas operações diárias das EFPCs.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Demonstrar metodologias e estratégias de Gestão de Riscos Corporativos e Operacionais;
  • Monitorar os Riscos de forma Transparente e Objetiva;
  • Identificar os pontos de Controles e Oportunidades de aprimorar a Gestão de Riscos Corporativos na EFPC;
  • Acompanhamento e Gerenciamento dos Mecanismos de Acompanhamento e Estratégias de Mitigação de Riscos;
  • Estrutura dos Processos e Alertas dos Riscos;
  • Dashboard/Feedback dos riscos (transparência para Governança Corporativa);
  • Atuação das Áreas: Controles internos, Compliance Officer (CCO), Auditoria Interna e Gestores da EFPC;
  • Pontos Gerais a serem observados em linha com a Resolução Previc 23/2023; e
  • Análise e “papel” do Conselho Fiscal na GRB.

Abertura:

Roque Muniz de Andrade – Contador, Administrador de Empresas, Profissional Certificado pelo ICSS. Desempenhou, por 25 anos, a função de Contador na TELOS – Fundação EMBRATEL DE SEGURIDADE SOCIAL. É membro do Colégio de Coordenadores das Comissões de Contabilidade ABRAPP, além de Membro da Comissão Técnica Sudeste de Contabilidade ABRAPP e ANCEP. Participou da Comissão Temática para Implantação do Novo Plano de Contas das EFPCs.

Participação especial:

Jarbas Antônio de Biagi – Diretor-Presidente da ABRAPP. Bacharel em Direito, mestre em Direito das Relações Sociais (Previdenciário), professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação e na UniAbrapp. Sócio Consultor de Santos e Bevilaqua Advogados. Autor de várias obras e artigos sobre EFPCs. Laureado com o Diploma de Mérito Acadêmico outorgado pelo Centro de Estudos de Direito Europeu na cidade de Sintra, Portugal – 2007.

Palestrantes:

Alessandra Teixeira da Silva – Consultora Master, CEO, Sócia e Diretora de Clientes da Consultorys Consultoria. Pós-Graduada MBA em Gestão de Previdência e Fundo de Pensão, MBA em Gestão de Riscos, Compliance e LGPD, Analista em Tecnologia da Informação. Certificada pelo ICSS – Administração Geral de Fundos de Pensão (por experiência). Área de atuação: especialista em controles internos, compliance, seguridade, monitoramento de riscos atuariais, administrativa-financeira e projetos de tecnologia da informação, diagnóstico de controles internos, mapeamento de processos, gestão previdenciária. Professora de Pós-Graduação da Universidade Católica, Professora Conteudista do EAD de Controles Internos e Risco Operacional da ABRAPP, Instrutora de Cursos da ANCEP e SUPORTE. Coautora do livro Um Enfoque de Controles Internos nos Fundos de Pensão. Experiência em EFPC 20 anos.

 

Francisco Carlos Fernandes – Doutor em Ciências Contábeis, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Bacharel em Ciências Contábeis. Experiência de 35 anos em controladoria e gestão de riscos. Consultor especialista em gestão de riscos e controles internos para fundos de pensão, respondendo atualmente pelas avaliações periódicas de riscos e controles de mais de 70 entidades. Especialista em gestão de riscos corporativos, com projetos desenvolvidos em empresas de diversos portes e segmentos econômicos, destacando-se: Natura, Cielo, Grupo Martins, Brasil Ecodiesel e ETH Bioenergia. Experiência na concepção de modelos e na implantação e desenvolvimento de ferramentas e sistemas. Tema: O processo da Gestão Baseada em Riscos nas EFPCs.

Giancarlo Giacomini Germany – Formado em Ciências Atuariais pela UFRGS, pós-graduado em Finanças pela PUC-RS e em Financial Management & Capital Markets pelo New York Institute of Finance. É professor em Previdência Complementar e Certificado pelo ICSS. Com passagem por renomadas consultorias atuariais, atua no segmento há mais de 20 anos, tendo trabalhado diretamente em estudos técnicos junto a cerca de 1/3 dos Fundos de Pensão de todo o Brasil. Diretor Executivo da Mirador, Acadêmico da ANSP e Vice Presidente do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA. Tema: Por que Riscos?

Fabricio Krapf – Diretor de serviços atuariais da Mirador e sócio líder nas práticas de Previdência e Financial Advisory, é graduado em Ciências Atuariais pela UFRGS, Master of Science em Engenharia de Software pela Universidade de Liverpool, MBA em Finanças pela FGV e extensão em Governance, Risk & Compliance pela KPMG Business School. É membro do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), acadêmico da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e professor de Previdência Complementar na Escola de Negócios e Seguros (ENS). Possui mais de uma década de experiência em prestação de serviços profissionais nos mercados de previdência fechada e de seguros, em desenvolvimento de software para aplicações financeiras e atuariais e em assessoramento a clientes em processos de M&A e no atendimento de padrões contábeis relacionados a obrigações com benefícios a empregados (IAS19/USGAAP/CPC33). Tema: Gerenciamento dos Riscos Atuariais nas EFPCs.

 

 

Rodrigo Costa Pôssas – Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Diretor de Fiscalização Substituto da Previc. Coordenador Geral de Monitoramento da Previc. Ex-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Formado em Direito e Engenharia. Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas pela FGV. Cursou inovação na administração pública na Harvard Kennedy School – Universidade de Harvard. Curso de extensão em Processo Administrativo na União Europeia na Universidade de Roma Tor Vergata. Professor universitário de Direito Tributário, Financeiro e Previdenciário. Palestrante em eventos nacionais e internacionais na área de Direito Tributário e Previdenciário. Autor de livros de Direito Tributário e Financeiro. Tema: Gestão baseada em Riscos sobre visão da PREVIC em relação às EFPCs. Será a Resolução CGCP No. 13 atualizada?

 

Coordenação Geral:
Roque Muniz de Andrade – Presidente
Evenilson de Jesus Balzer – Vice Presidente

Valores de Inscrição:

Categoria Investimento
Associados R$ 400,00
Não Associados R$ 600,00

Observações:
ICSS: em credenciamento
CFC/CRC: em credenciamento
Cancelamentos em até 48h antes do evento

Clique aqui e baixe a Ficha de Inscrição, preencha e remeta por e-mail para a Ancep: treinamento@ancep.org.br

Patrocínio :

CONSULTORYS
MIRADOR 360
MOORE
PFM CONSULTORIA
SEREL
SINQIA

Apoio:

ABRAPP
CONECTA
IBA
ICSS
PREVIC
SINDAPP
UNIABRAPP