APRESENTAÇÕES DO FÓRUM ANCEP 2013

TEMA 1 – Cenário Atual dos Fundos de Pensão e seu Fomento
Apresentador: José Edson da Cunha Junior – Graduado e Pós Graduado em Ciências Contábeis pela FGV com MBA em Gestão Atuarial e Financeira pela Universidade de São Paulo. Professor de Pós-Graduação e Certificação em Previdência, em cursos vinculados à Universidade de São Paulo, Universidade Federal Fluminense e CESUSC, atuou em empresas de consultorias nacionais e internacionais. Atualmente é Secretário-Adjunto da SPPC – Secretaria de Políticas de Previdência Complementar.

EM BREVE, PUBLICAREMOS O ARQUIVO DA APRESENTAÇÃO.

 

TEMA 2 – Projetos de Fomento e Melhorias para o Crescimento da Previdência Complementar Fechada
Apresentador: Eugênio Guerim Júnior – Diretor de Seguridade do MONGERAL Fundo de Pensão

EM BREVE, PUBLICAREMOS O ARQUIVO DA APRESENTAÇÃO.

 

TEMA 3 – Controles Internos dos Riscos Atuariais. Ref.: Res. CNPC-9/2012 – Item 13 – Art. 2º. e Guia PREVIC Atuarial
Apresentador: Daniel Pereira da Silva – Diretor Comercial e de Mercado na GAMA Consultores Associados. Atuário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, é Membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA) e Conselheiro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF/DF, com Pós-Graduação em Gestão de Seguros e Previdência Privada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Foi professor dos cursos da UNIDF/ICAT-MBA Gestão Executiva em Fundos de Pensão e PUC/IDEAS MBA em Previdência Complementar na disciplina de Gestão do Risco Atuarial. Atualmente é Professor do curso de pós-graduação em Gestão Executiva de Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Fundos de pensão pela UDF, nas seguintes disciplinas: Atuária, Jogos e Simulações de Entidades Fechadas de Previdência Complementar, e Ensino à Distância – EAD. É palestrante de cursos e seminários junto a ABRAPP e ANCEP.

 

TEMA 4 – Processo de Seleção de Gestores e Fundos de Investimento. Ref.: Res.CMN 3.792/2009, Guias PREVIC Governança, Investimentos e Melhores Práticas em Fundos de Pensão
Apresentador: Alain Pouchucq – Diretor do Mercatto Investimentos; Gestor de Fundos para Investidores Previdenciários, sendo o responsável pela Concepção das Políticas de Investimentos, bem como processo de seleção, análise e coordenação dos Comitês Mercatto Investimentos que tratam de aprovação dos gestores e dos Fundos que serão investidos, bem como a Gestão do Portfólio. Administrador (UCP), pós-graduado em Finanças (UCB/BBM) e Mestre em Gestão de Empresas no Setor Agroindustrial (ENSA-M/França).

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO (PDF – 1,40 MB)

 

TEMA 5 – O papel do Conselho Fiscal no Processo Fiscalizatório dos Fundos de Pensão. Ref.: Res. CGPC 13/2004, art.19 e Guias PREVIC de Governança, Investimentos, Atuarial e Melhores Práticas em Fundos de Pensão
Apresentador: Silvio Sinedino Pinheiro – Presidente do Conselho Fiscal da PETROS; Analista de Sistemas da Petrobras; Mestre em Ciências da Computação; MBA em Previdência Complementar. Foi Diretor do Sindipetro-RJ sendo o atual Presidente da AEPET – Associação dos Engenheiros da Petrobras.

EM BREVE, PUBLICAREMOS O ARQUIVO DA APRESENTAÇÃO.

 

TEMA 6 – A Importância dos Guias de Melhores Práticas para Fiscalização e Gestão dos Fundos de Pensão
Apresentador: Mauricio de Aguirre Nakata – Auditor da Receita Federal do Brasil, Coordenador Geral de Monitoramento e Controles da PREVIC, Diretor substituto da DIACE da PREVIC.

EM BREVE, PUBLICAREMOS O ARQUIVO DA APRESENTAÇÃO.

 

*
*       *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *